top of page

Oficina com atendidos une alimentação, cultura e memórias afetivas

Atividade promoveu educação alimentar de forma lúdica e acolhedora, incentivando uma relação positiva com a comida e valorizando a cultura alimentar brasileira.


O clima de Festa Junina foi o ponto de partida para uma experiência especial com as crianças atendidas pelo Lar Sírio. A oficina Comer com Afeto promoveu reflexões sobre alimentação de maneira leve, divertida e cheia de significado, conectando cultura, afeto e bem-estar.


Por meio de conversas, dinâmicas e trocas de experiências, as crianças foram convidadas a compartilhar memórias relacionadas às comidas típicas das festas juninas, resgatando lembranças, tradições familiares e momentos marcantes vividos ao redor da mesa. A atividade também abordou a importância de desenvolver uma relação saudável com os alimentos, ampliando o repertório alimentar e incentivando escolhas conscientes, sem julgamentos ou culpa.



Entre as ações realizadas, destacou-se a dinâmica “Comida sem Culpa”, que incentivou o diálogo sobre os diferentes significados que os alimentos podem ter em nossas vidas, reforçando que a alimentação vai muito além da nutrição: ela também está ligada à cultura, à convivência e às emoções.


Mais do que falar sobre comida, a oficina fortaleceu vínculos, estimulou a convivência e valorizou a alimentação como parte da identidade cultural e do bem-estar individual e coletivo. Afinal, comer também é um ato de afeto, cuidado e conexão.


Texto: Daniela Kopaz

 
 
 

Comentários


bottom of page