Lar Sírio inicia projeto sobre mediação de conflitos
- Lar Sírio Pró-Infância
- 13 de out.
- 1 min de leitura
Proposta conduzida por voluntários visa desenvolver habilidades socioemocionais
Na quinta-feira, dia 9 de outubro, o Lar Sírio iniciou o projeto de Mediação de Conflitos, instruído pelos voluntários Carol Furlan e Daniela Dib. Além de contribuir significativamente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o projeto complementa a formação sobre valores humanos universais trabalhada pelo Lar com as crianças e com os adolescentes desde 2019.
O primeiro dia de atividades contou com a exibição de um filme sobre o tema, seguido por uma dinâmica prática: cada participante recebeu um papel com um problema e regras específicas, formando grupos de quatro pessoas para buscar uma solução conjunta.
O desafio para os atendidos foi resolver o conflito proposto com base em valores como verdade, respeito ao próximo e diálogo sem brigas. Esse é o propósito do programa: promover a escuta ativa, o entendimento mútuo e a construção de soluções pacíficas.
O projeto tem uma previsão de seis encontros com duração de duas horas cada. Ao final do processo espera-se que os adolescentes tenham desenvolvido habilidades socioemocionais como a comunicação não violenta e a escuta ativa, tenham absorvido a importância da promoção da cultura de paz e tenham fortalecido o senso de autonomia, sentindo-se mais ouvidos e respeitados, e o senso de justiça, fortalecendo assim o protagonismo juvenil.
Comunicação Social - Lar Sírio Pró-Infância














Comentários