top of page

Atendidos do Lar Sírio são apresentados à robótica

Além de adquirir novos conhecimentos, jovens devem participar de competição


Cerca de 15 jovens estão participando de oficinas de robótica ministradas por alunos do sistema SESI/SENAI, sob a supervisão do professor Marcelo Greco. As oficinas, que serão realizadas duas vezes por semana até dezembro, culminarão com a participação dos jovens em uma competição na cidade de Jundiaí, no interior do Estado.



No dia 2 de setembro, os jovens foram introduzidos ao universo da robótica e conheceram seus fundamentos, de acordo com as normas da FIRST — renomada competição internacional — por meio de uma apresentação conduzida por duas equipes premiadas internacionalmente: Robonáticos e MecaChronos, formadas por estudantes do SESI/SENAI.

Entre os valores destacados estavam o trabalho em equipe, a inclusão e a diversão. Assim como em uma engrenagem, os jovens foram incentivados a colaborar, explorar novas ideias e promover a inovação com impacto social, para que o todo funcionasse corretamente. Também foi enfatizada a importância da cooperação entre equipes adversárias, reforçando que a competição deve ocorrer com respeito mútuo e empatia.


Já no dia 9, terça-feira, o grupo iniciou a etapa prática das oficinas e seguirá na jornada de aprendizagem e preparação até o final do ano.


A robótica engloba ciência, engenharia e tecnologia, sendo utilizada para projetar, construir e operar robôs, criando sistemas capazes de executar comandos previamente programados com precisão. Por meio da projeção, construção e programação de robôs, os jovens têm a oportunidade de aprender conteúdos escolares de forma prática, o que facilita a compreensão, estimula o raciocínio lógico e desenvolve a criatividade.


A iniciativa com os atendidos do Lar Sírio contribui para a redução da desigualdade social, ao colocar os jovens em contato com tecnologias às quais dificilmente teriam acesso durante a formação escolar na rede pública, possibilitando novos aprendizados e a troca de experiências.


Texto: Anderson Bueno e Daniela Kopaz / Fotos: Daniela Kopaz - Comunicação Social Lar Sírio Pró-Infância

 
 
 

Comentários


bottom of page