top of page

Crianças participam do projeto Panela Criativa

E vivem um dia de cozinheiras no Lar


Na sexta-feira, 7 de novembro, as crianças do Lar Sírio tiveram uma experiência culinária prática e, em vez de apenas botar a mão na massa, elas literalmente fizeram a massa de bolos, biscoitos e outras pequenas delícias. Elas participaram do projeto Panela Criativa, desenvolvido pelos voluntários Carolina Domingos Silva e Gael Morais de Freitas.



O Panela Criativa é um espaço dedicado a compartilhar com os jovens a riqueza das possibilidades existentes na gastronomia, tendo como princípio o uso da criatividade na cozinha para preparar comidas saborosas e nutritivas.


As crianças foram divididas em grupos e cada uma recebeu um cartão com uma missão dentro do processo culinário. Algumas delas receberam o papel de chefe e precisaram exercer a liderança sobre os demais para que o resultado final fosse gostoso.


Com uma metodologia divertida e gamificada, ao preparar, experimentar e compartilhar alimentos de forma dinâmica, as crianças desenvolvem naturalmente habilidades, autoestima e confiança. Assim, aprendem que pequenas mudanças na forma como enxergam a alimentação, trazidas pela prática da consciência alimentar, podem gerar grandes impactos em suas vidas e em suas comunidades.


O resultado final: guloseimas deliciosas que foram consumidas pelos próprios cozinheiros em um piscar de olhos.


Mais do que ensinar receitas e técnicas culinárias, o projeto busca inspirar autonomia, confiança na cozinha, criatividade e valorização cultural, mostrando que cozinhar também é uma forma de se expressar e de se relacionar com o mundo.


Texto e fotos: Anderson Bueno – Comunicação Social Lar Sírio

 
 
 

Comentários


bottom of page