Trabalhadores do Lar participam de palestra e oficina sobre fauna e flora
- Lar Sírio Pró-Infância
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Atividades promoveram troca de saberes e práticas educativas sobre a sustentabilidade
Na tarde de quarta-feira, 23 de julho, o Lar Sírio Pró-Infância recebeu o casal de ambientalistas Adriana Furtado e Ronaldo Morais, do Bio Parque Macuco, para uma vivência especial durante a Semana de Planejamento Pedagógico da instituição.
A programação teve início com uma palestra inspiradora, ministrada por Ronaldo, naturalista apaixonado pela preservação da biodiversidade, no auditório Rosinha Abdalla. Ele compartilhou conhecimentos sobre a diversidade de espécies animais, o papel da fauna e da flora na manutenção da vida e a importância da sustentabilidade na rotina de pessoas e organizações.
Em seguida, os trabalhadores sociais do Lar participaram de uma oficina conduzida por Adriana Furtado, bióloga. A atividade teve como foco o cuidado com as plantas em diferentes ambientes e a criação de pequenos vasos com mudas, utilizando materiais simples e acessíveis. Divididos em grupos, os participantes receberam potes de vidro com pedras e conchas e foram desafiados a montar o ambiente ideal para o crescimento saudável das mudas distribuídas.
A ação reforçou o compromisso do Lar Sírio com práticas sustentáveis e com um aprendizado conectado à natureza. Além de promover a consciência ambiental, a oficina despertou ideias para inserir a jardinagem de forma lúdica e educativa no dia a dia das crianças atendidas.
Sobre o Lar Sírio Pró-Infância
Fundado em 1923 por imigrantes sírios, sob o nome de Orphanato Syrio, o Lar surgiu com a nobre missão de acolher crianças desamparadas, oferecendo abrigo, alimentação, vestuário, educação e esperança de um futuro digno. Os primeiros acolhidos foram cinco órfãos sírios, e a crescente demanda levou à construção de novos pavilhões ao longo dos anos.
Atualmente, o Lar Sírio atende cerca de 800 crianças, com idades entre 4 e 14 anos, em três turnos de atividades que envolvem música, dança, meio ambiente, esportes, nutrição, recreação e bem-estar. Também atende jovens de 14 a 17 anos, familiares e a comunidade em geral por meio de seu Programa de Apoio à Profissionalização, oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com outras organizações, com o objetivo de promover a inclusão produtiva no mundo do trabalho.
Matrículas
Os serviços oferecidos pelo Lar Sírio são gratuitos e destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para matrículas, é necessário comparecer ao Lar Sírio portando os documentos dos familiares, em especial das crianças, bem como comprovante de endereço, comprovantes de renda e o CadÚnico (Cadastro Único).
O atendimento é realizado de segunda à sexta das 7h30 às 17h30 na Rua Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé.
Texto e fotos: Daniela Kopaz – Comunicação Social – Lar Sírio
































Comentários