Festival Esportivo: Último Dia com Finais, Presente Inspirador e Visita de Cafu
- Lar Sírio Pró-Infância
- 30 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Evento reuniu organizações convidadas para celebrar os benefícios do esporte
O tradicional Festival Esportivo do Lar Sírio teve seu segundo e último dia de competições no sábado, 28 de setembro. Além das emocionantes finais de diversas categorias de futsal e vôlei, o evento foi marcado pela presença especial de Cafu, capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.
As competições incluíram partidas de futsal nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14, vôlei masculino sub-16 e vôlei feminino sub-15. Participaram, além do Lar Sírio, como convidados o CEU Formosa, o Colégio São Judas, a Escola de Futsal Estrela de Prata, o Instituto de Educação Cruz de Malta e a Escola Estadual Pe. August Johannes Ferdinandus Stauder.
Durante o evento, as crianças e adolescentes foram agraciados com dois momentos marcantes. O primeiro foi a doação de uma camisa autografada pelo jogador Raphael Veiga, da Sociedade Esportiva Palmeiras, idealizada pela trabalhadora social do Lar Sírio, Gisele Martins. A camisa foi entregue simbolicamente junto com a leitura de uma carta, que encorajava as crianças: “Que este presente inspire nossas crianças a acreditarem em si mesmas e a perseguirem seus objetivos com determinação e coragem”. Após cada final, as crianças posaram para fotos com suas medalhas, troféus e com a camisa autografada.
No período da tarde, o Lar Sírio foi tomado por uma atmosfera de expectativa com o anúncio da visita de Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, ídolo que jogou em clubes como São Paulo, Palmeiras e Milan, além de ter disputado quatro Copas do Mundo, sendo tetracampeão em 1994 e capitão na campanha vitoriosa de 2002. Ao chegar, Cafu foi cercado por crianças e adultos, todos ansiosos por um momento com o ídolo.
Cafu estava acompanhado de sua namorada, a jornalista, escritora e presidente do Instituto Brilhante, Mariah Morais. Ambos foram extremamente solícitos, ajudando a organizar a empolgação das crianças que desejavam tirar fotos, antes de compartilharem uma mensagem inspiradora.
“Para que eu me tornasse jogador de futebol, fui dispensado nove vezes. Prestem atenção, nove vezes me disseram que eu jamais seria jogador, que eu não tinha condições, que eu era muito magro, baixo, feio, que meu cabelo era ruim. Mas uma coisa é importante: não deixem ninguém decidir por vocês o que vocês querem ser. Se eu tivesse escutado essas pessoas, hoje eu não seria jogador de futebol”, afirmou Cafu.
Ele ainda completou: “Como consegui superar isso? Com determinação, comprometimento, obediência, educação e respeito. Educação é respeitar os mais velhos, as pessoas que sabem mais. Os educadores estão aqui para isso, então atenção e respeito são fundamentais”.
Após o discurso, Cafu e Mariah atenderam gentilmente a todos para fotos e autógrafos. As competições continuaram até o início da noite, encerrando o festival em grande estilo.
A edição de 2024 do Festival Esportivo do Lar Sírio cumpriu seu objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes experiências únicas e valiosas.
Texto: Anderson Bueno / Fotos e vídeo: Anderson Bueno, Edith Schmidt, Líris Tavares e Ulisses Galluci
Comments