top of page

Parceria entre Lar Síro e Papo com Zero realiza atividades emocionantes

Atualizado: 6 de ago.

Projeto do Instituto Papo com Zero promove escuta, empatia e expressão emocional entre atendidos


Em maio de 2025, os atendidos do Lar Sírio participaram de atividades em parceria com o Instituto Papo com Zero. Para isso, os educadores passaram por um período de formação, tornando-se aptos a aplicar as propostas com as crianças.


O projeto teve início com as turmas Azul e Anil (crianças de 10 a 12 anos) e se estendeu ao longo das semanas seguintes. A primeira ação foi a leitura coletiva do livro Mania de Bilhetes, de Ana Luiza Novis, idealizadora dos projetos Papo com Zero e Zero na Escola.


O programa Zero na Escola promove conversas que estimulam autoconsciência, empatia e colaboração. Nas aulas seguintes, as crianças realizaram atividades inspiradas no livro, como escrever bilhetes com mensagens de incentivo para amigos, palavras felizes para quem precisa de apoio, e agradecimentos aos funcionários da instituição. O encerramento se deu com uma roda de conversa sobre a importância do afeto nas relações interpessoais.




Após a conclusão com as primeiras turmas, as demais também participaram. Para os atendidos que ainda não têm familiaridade com a leitura, a educadora responsável narrou a história e os preparou para as etapas seguintes.


Segundo a educadora Cintia, que acompanhou o processo, as crianças foram muito receptivas ao projeto. Elas se divertiram ao se comunicar por bilhetes e demonstrar sentimentos aos colegas. Também se mostraram animadas ao escreverem para os funcionários, expressando carinho por aqueles que cuidam delas diariamente.


O objetivo da proposta foi criar um espaço de diálogo sobre aspectos socioemocionais de forma delicada e não invasiva, incentivando o autoconhecimento e aprimorando a qualidade das interações entre os atendidos.


Sobre o Lar Sírio Pró-Infância

Fundado em 1923 por imigrantes sírios, sob o nome de Orphanato Syrio, o Lar surgiu com a nobre missão de acolher crianças desamparadas, oferecendo abrigo, alimentação, vestuário, educação e esperança de um futuro digno. Os primeiros acolhidos foram cinco órfãos sírios, e a crescente demanda levou à construção de novos pavilhões ao longo dos anos.


Atualmente, o Lar Sírio atende cerca de 800 crianças, com idades entre 4 e 14 anos, em três turnos de atividades que envolvem música, dança, meio ambiente, esportes, nutrição, recreação e bem-estar. Também atende jovens de 14 a 17 anos, familiares e a comunidade em geral por meio de seu Programa de Apoio à Profissionalização, oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com outras organizações, com o objetivo de promover a inclusão produtiva no mundo do trabalho.


Matrículas

Os serviços oferecidos pelo Lar Sírio são gratuitos e destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para matrículas, é necessário comparecer ao Lar Sírio portando os documentos dos familiares, em especial das crianças, bem como comprovante de endereço, comprovantes de renda e o CadÚnico (Cadastro Único).


O atendimento é realizado de segunda à sexta das 7h30 às 17h30 na Rua Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé.


Texto: Daniela Kopaz – Comunicação Social – Lar Sírio

Comentários


bottom of page