Calçada acessível e um mural de 200 metros são presente para as famílias e para a comunidade
O Lar Sírio Pró-Infância inaugura, no dia 22 de fevereiro, um mural artístico que modifica o entorno da instituição, na Rua Cantagalo, em um espaço de arte e cultura acessível à comunidade do Tatuapé. A intervenção urbana, realizada com a curadoria e produção da Dionisio.AG, reúne seis artistas renomados — Agatha De Faveri, Apolo Torres, Atual Art, Clara Leff, Guilherme Asthma e Pardal — que, cada um com seu estilo único, criaram uma obra coletiva retratando a imigração síria, a superação de desafios e as oportunidades proporcionadas pelo Lar Sírio.

“O mural que nós estamos fazendo no Lar Sírio vem de uma ideia que surgiu há mais de dez anos, de conseguir grafitar e criar um marco turístico da cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé, fortalecendo nosso desejo de consolidar um Centro Cultural em nosso entorno. E o projeto vem para celebrar os 102 anos de existência do Lar Sírio, que completaremos em 2025”, destaca o presidente do Lar Sírio Pró-Infância, Sergio Stephano Chohfi Filho.
Para marcar a entrega oficial da obra e celebrar a transformação do espaço, o Lar Sírio realizará um evento gratuito no dia 22 de fevereiro, a partir das 12h, com apresentações musicais e atividades abertas à comunidade. A programação incluirá shows da cantora Graça Cunha, da banda JP Jazz e da banda Bitter Fools, além da exposição dos painéis grafitados pelas crianças durante as oficinas.
O mural, com 200 metros de extensão, forma uma linha do tempo visual que começa com a chegada dos imigrantes ao Brasil e segue até o momento atual da instituição, destacando as atividades oferecidas às crianças e jovens, como música, esporte, dança e outras iniciativas socioeducacionais. A revitalização da área, que agora também conta com calçada acessível, reafirma o compromisso do Lar Sírio em utilizar a arte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.
Além da pintura no mural, que contou com mãos de grandes nomes da arte brasileira, as crianças atendidas pela instituição tiveram a oportunidade de vivenciar o universo do graffiti por meio de oficinas ministradas pelo artista Tché, em parceria com a Dionisio.AG. Em um primeiro momento, elas visitaram o Beco do Batman, um dos principais pontos de arte urbana de São Paulo, onde conheceram técnicas, estilos e artistas brasileiros, além de experimentarem a pintura com spray. No segundo dia de atividade, já no Lar Sírio, as crianças colocaram em prática o que aprenderam, primeiro desenhando no papel e depois criando uma grande obra coletiva com tintas e sprays. Parte dessa produção será exposta no evento de inauguração do mural.
“Em um mundo cada vez mais digitalizado, sabemos que levar crianças para realizar atividades físicas e manuais vem sendo um desafio. Porém, a arte se mostra, mais uma vez, como uma solução criativa e acessível para os jovens viverem fora do mundo digital. A prova disso foi ver as crianças se divertindo e se descobrindo em outras telas. Foi um projeto emocionante", relata Victor Barros, CEO da Dionisio.AG.
Sobre o Lar Sírio
O Lar Sírio Pró-Infância é uma OSC - organização da sociedade civil - sem fins lucrativos, criada por um grupo de imigrantes da Síria, completou 101 anos em 2024. Localizado no bairro do Tatuapé e atendendo majoritariamente a população do extremo leste da capital, transforma a vida de milhares de crianças e adolescentes por meio de projetos socioeducacionais que envolvem arte e cultura, musicalidade, esportes e lazer, vida sustentável e bem-estar, informática, civilidade e convivência apoio à profissionalização, além de acompanhamento psicossocial.
Sobre Dionisio.AG
Fundada em 2017, a Dionisio.AG é muito mais do que uma agência artística – é um hub global de inovação e criatividade. Tem como missão revolucionar o marketing e a comunicação ao unir o poder da arte nos seus mais variados formatos, desde o mercado corporativo a projetos urbanos até leis de incentivo. Acredita que a arte transcende fronteiras e, por isso, oferece soluções sob medida que atende às necessidades de seus clientes, através de entregas personalizadas que conversam de acordo com cada proposta. O hub se destaca por cuidar de toda a produção, curadoria e execução dos projetos, desde o briefing, trâmites burocráticos até a entrega final. Além disso, oferece uma estrutura pronta para que os artistas convidados possam se dedicar apenas em desenvolver a sua obra.
Com uma rede de artistas talentosos e renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, entrega experiências visuais e imersivas que deixam marcas. Já colaborou com gigantes como Disney, Marvel, Porsche, Nike, Disney, Marvel, Porsche, Nike, Disney, Azul Linhas Aéreas, Marvel, Royal Canin, Porsche, Nike, Lollapalooza, Itaú, Ford, BTG Pactual, Vivo, Amazon, Melitta, Tegra Incorporadora, Volvo, L’Óreal, Bayer, RedeTV, Burger King, Alelo, Privalia, Jack Daniel’s, TikTok, NFL, entre muitos outros, proporcionando resultados extraordinários e inspiradores. Saiba mais em nosso site.
Serviço
Local: Lar Sírio Pró-Infância – Rua Cantagalo, Tatuapé
Data: 22 de fevereiro. Sábado, a partir das 12h.
Acesso gratuito.
Classificação: Livre.
Contatos e Informações para Imprensa
Tudo em Pauta (Lar Sírio)Alex Olobardi | (11) 99254-4604 – alex@tudoempauta.com.br
Clarice Tatyer | (11) 99308-6278 – clarice@tudoempauta.com.br
Erika Digon | (11) 99953-1048 – erika@tudoempauta.com.br
Vira Comunicação (Dionisio.AG)Eduardo Cruz - (11) 91506-6070 - eduardo.cruz@viracomunicao.com.br
Thais Bento - (19) 98103-4250 - thais.bento@viracomunicacao.com.br Tassia Vinhas - (19) 99326-9261- tassia.vinhas@viracomunicacao.com.br
Texto: Anderson Bueno - Fotos: Anderson Bueno e Milena Carneiro
Comments