top of page
Buscar
Foto do escritorLar Sírio Pró-Infância

3º Workshop IDEIAS fala de inclusão produtiva e geração de renda

Evento reuniu lideranças de organizações sociais da capital e interior


O Lar Sírio Pró-Infância realizou na sexta, 30 de agosto, o seu 3º Workshop IDEIAS (Indicadores, Desenvolvimento, Efetividade, Impacto em Assistência Social), com o tema “Construindo um futuro inclusivo: caminhos para a inclusão produtiva e geração de renda”.


O evento, que teve o patrocínio da Diálogo Engenharia, reuniu cerca de 70 pessoas de organizações sociais da capital e do interior paulista que tiveram a oportunidade de ouvir e trocar experiências com os palestrantes e com seus pares.



Rachel Carneiro, CEO da Ideal Social, falou sobre Agenda Social Corporativa, destacando o conceito ESG e o quanto ele pode ser limitante para as organizações frente aos desafios contemporâneos. Também abordou o diagnóstico social, o conceito de LSO (Licença Social para Operar), a importância do alinhamento das organizações em relação à agenda pública e Inclusão Produtiva.


Rodrigo Dib, superintendente Institucional e de Inovação do CIEE, apresentou um panorama da juventude brasileira em relação ao mundo do trabalho, com as alternativas disponíveis para o acesso ao emprego, entre elas o empreendedorismo, o estágio e o programa de aprendizagem e uma trilha para a inclusão produtiva, dividida em oito etapas direcionadas às organizações que trabalham o tema: a garantia do mínimo equilíbrio social, psicológico e educacional; o suporte comportamental, que envolve a abertura, autoestima, comprometimento, colaboração e foco; o trabalho do autoconhecimento guiado para a produtividade; a construção de um projeto de vida; a formação específica voltada à profissão; a preparação para o trabalho, que envolve saber procurar vagas, se preparar para uma entrevista e estabelecer relacionamentos, entre outras competências; o saber se aproximar da oportunidade de emprego após a primeira oportunidade; e por fim, a importância de acompanhar os resultados a médio prazo como forma de mensurar o impacto social gerado.


Camille Carletti, gerente do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) CEFOPEA, vinculado à Associação Reciclázaro, apresentou o trabalho do CEDESP, que tem como objetivos preparar os alunos para o mercado de trabalho, incentivar a geração de renda por meio da criação de cooperativas e microempreendimentos individuais, estimular e orientar os participantes na construção e reconstrução de suas histórias, bem como restabelecer e reforçar vínculos familiares e comunitários, alcançando a autonomia e o protagonismo.


Andrea Tavares, superintendente da Área da Criança e do Adolescente da Unibes, destacou o trabalho realizado no CEDESP da instituição, que objetiva desenvolver e implantar projetos e ações socioeducativas para a promoção humana e reconhecimento de direitos de cidadania.


Após o almoço o Dr. Diego Montandon, professor do Senac e fundador da Egbé Ypó Orun, abordou o tema Inclusão Produtiva e sua relação face ao racismo estrutural. Durante sua palestra os participantes do workshop realizaram um estudo de caso que serviu como reflexão e aprofundamento do tema.


Melise do Nascimento, gestora de negócios do Sebrae – Capital Leste I, trouxe para o workshop o portfólio do Sebrae, que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.


Participação juvenil


Um grupo de atendidos pelo Programa de Apoio à Profissionalização (PAP) do Lar Sírio participou ativamente do 3º Workshop IDEIAS assistindo as palestras e e auxiliando na preparação dos kits entregues aos inscritos, sendo responsáveis inclusive pela pintura artesanal das sacolas entregues a cada participante.


A jovem atendida Lordina Ampofowaa Darko, de 14 anos e nacionalidade ganesa, realizou uma demonstração das atividades realizadas no Lar Sírio com uma apresentação de violino no início do evento.


E os jovens alunos do curso de Confeitaria, ministrado pela professora Rosana Melo em parceria com o Senai e os alunos do curso de Pizza, Salgados e Assados, também ministrados pela professora Rosana em parceria com o Sebrae, contribuíram com a Equipe de Cozinha do Lar Sírio para manter os sorrisos abertos e os estômagos cheios com a preparação do brunch.


Anderson Bueno e Líris Tavares – Comunicação Social – Lar Sírio Pró-Infância

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page