top of page
Buscar

Trabalhadores sociais reforçam conhecimento sobre sustentabilidade

Foto do escritor: Lar Sírio Pró-InfânciaLar Sírio Pró-Infância

Atualizado: 22 de jul. de 2024

Palestras com especialistas aconteceram durante a Semana de Planejamento


Os trabalhadores sociais do Lar Sírio Pró-Infância tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre sustentabilidade nesta segunda-feira, 15 de julho, por meio das palestras de Andréia Azevedo, Coordenadora de Meio Ambiente do Hcor, e de Andrea Lehner, CEO e fundador da Realixo.



As palestras aconteceram durante a Semana de Planejamento, em que os educadores sociais passam por dias de formação e realizam o planejamento socioeducacional que será trabalhado com as crianças e adolescentes no ano seguinte.


Hcor: um caso de sucesso


Andréia falou sobre os desafios e o desenvolvimento da área de Meio Ambiente do Hcor, desde a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação internacional dada a edificações que adotam práticas de construção sustentável) após a finalização do último edifício construído, em 2017, passando pela implantação da área de Meio Ambiente em 2020, até então com apenas uma funcionária, o reposicionamento da marca em 2021 e a inclusão de itens de sustentabilidade em seu mapa estratégico, pela publicação do primeiro relatório de sustentabilidade, adesão ao Pacto Global da ONU e certificações como a ISO 14001 (reconhecimento internacional para sistemas de gestão ambiental), a I REC (International REC Standard) que comprova a compra e o uso de energia limpa pelo hospital e a publicação do inventário de gases de efeito estufa, em 2022.


Andréia também mencionou as ações implementadas para o sucesso da área, entre elas a forma como o hospital separa os resíduos, os grupos e comitês em que participam para a discussão do tema sustentabilidade, a expansão da equipe de uma para sete pessoas e o engajamento para formar multiplicadores nas demais áreas e garantir o cumprimento das ações planejadas. E salientou os estudos, os cuidados realizados pelo hospital para as escolhas de fornecedores que sejam socialmente responsáveis e a medição de resultados.


Atualmente o Hcor opera com 295 leitos, sendo 69 leitos de UTIs, demandando um total de 1250 limpezas por mês, gerando 4,3 toneladas de resíduos por dia. Como resultado das ações de sustentabilidade, a cada mês são enviadas em média 18 toneladas de resíduos para compostagem e 27 toneladas de resíduos para reciclagem.


A necessidade de reduzir e reciclar


Andrea Lehner, CEO e fundador da Realixo, falou fundamentalmente sobre a importância de redução e reciclagem dos resíduos para a preservação do planeta, contribuindo para a redução do aquecimento global, fato que, caso não sejam tomadas medidas individuais e coletivas a tempo, pode levar a humanidade à sua própria extinção.


Entre as informações trazidas por Andrea, que se tornou ativista após conhecer como países latinos tratam seu lixo, está a de que a metade do oxigênio que respiramos é produzido nos oceanos e, ao degradá-los, principalmente com o depósito de plástico por meio das chuvas que fazem o lixo das ruas das cidades chegarem aos rios, que por sua vez desaguam no mar, causam um processo de mortalidade dos animais e prejudicam todo o ecossistema, atingindo também a produção de oxigênio.


Andrea citou os 8Rs da sustentabilidade (refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar), indicou os processos de compostagem e reciclagem como eficientes para a redução de resíduos e a necessidade de diminuição da distância de transporte desses resíduos, uma vez que quanto mais distantes estão os aterros ou estações de tratamento, mais poluição é gerada para transportá-los.


Sobre a separação do lixo, Andrea sugere a divisão em três tipos, em vez das divisões do lixo seco e orgânico utilizadas comumente: uma parte para restos de comidas, guardanapos engordurados, restos de madeira e outros resíduos orgânicos, uma segunda parte para materiais recicláveis e o restante para o lixo comum, incluindo embalagens de isopor, de salgadinhos e as embalagens de plástico de frutas que possuem baixo índice de reciclabilidade.


Por fim, Andrea falou sobre o serviço ofertado pela Realixo, que disponibiliza recipientes para compostagem em algumas localidades e retira os resíduos periodicamente, destinando-os para hortas comunitárias para serem utilizados como adubo.


As palestras complementam outras atividades realizadas pelos educadores e reforçam o trabalho sobre sustentabilidade, tema central escolhido pelo Lar Sírio para o trabalho socioeducadional no ano de 2024.


Anderson Bueno - Comunicação Social Lar Sírio Pró-Infância


 
 
 

Comments


bottom of page