• Lar Sírio Pró-Infância

Setembro Amarelo: 3 Dicas de ouro

Setembro é o mês de referência para falarmos sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, contudo o setor de Psicologia do Lar Sírio atua o ano inteiro na prevenção de agravos emocionais de crianças e adolescentes, intervindo em possíveis causas de transtornos mentais.


No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Já o mundo, são mais de um milhão, sendo que cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias tóxicas.



Para apoiar o movimento do "Setembro Amarelo" o setor de Psicologia do Lar Sírio compartilha sua experiência, que vai desde a atuação em rodas de conversas com abordagens terapêuticas com as crianças e os adolescentes, quebrando o silêncio, até outras estratégias que auxiliem as pessoas a reconhecerem e verbalizarem seus sentimentos. Nosso coordenador do setor, o neuropsicólogo Marcelo Miguel R. Rodrigues, neste Programa Bem-vindo ao Lar, conta para nós como é feito o atendimento no Lar Sírio e dá três dicas importantes para a família e a comunidade:


Dica 1 - Criar um ambiente de escuta e acolhimento.

''Uma dica para os pais é criar um lugar de fala onde a criança possa se expressar, e desenvolver uma escuta e acolhimento''. - Marcelo Miguel, Coordenador do setor de Psicologia do Lar S

Além de incentivar a criança a desenvolver a habilidade de se expressar, o importante é o adulto realizar a escuta sem julgamento.


Dica 2- Entender que cada processo individual é único


Cada pessoa passa por um processo diferente e a recuperação não tem um prazo determinado, pois cada ser é único. O essencial é buscar o tratamento profissional e seguir as orientações do terapeuta sem comparar com o tratamento de outras pessoas.



Dica 3- Buscar ajuda profissional

Buscar ajuda de um profissional é fundamental ao perceber sinais de que algo não está bem. Como nem todas as pessoas tem condições financeiras para obter um tratamento particular, aconselhamos a buscar atendimentos públicos gratuitos, que têm se mostrado extremamente eficiente.


- CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) pesquise o mais próximo da sua região.

- CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) pesquise o mais próximo da sua região.

- Ligue 188 CVV (Centro de Valorização da Vida)


Aqui no setor de avaliação psicológica do Lar Sírio, são proporcionados atendimentos e estratégias que, entre outras situações, visam identificar possíveis pensamentos suicidas, em que é oferecida toda a orientação ao adolescente e seus familiares. Essas estratégias ocorrem desde o encaminhamento às redes de apoio de saúde mental, como os CAPS, como também aos órgãos que possam contribuir e zelar pela vida dos menores e familiares, como CRAS e CREAS.


A atuação da Instituição é interdisciplinar, pois parte-se da ideia de que as questões relacionadas ao suicídio são multifatoriais e, para tanto, o Lar Sírio conta com as demais ciências para pensar as realidades e as possibilidades de atendimentos funcionais para apoiar a pessoa que têm passado por esse desafio.


Assista o nosso Programa Bem-Vindo ao Lar para saber mais sobre:










5 visualizações0 comentário