• Lar Sírio Pró-Infância

Na Prática: desenvolvendo um diálogo harmônico com o meio ambiente

Este artigo procura estabelecer a relação entre a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, questões que são abordadas frequentemente no cotidiano e nos projetos desenvolvidos pelos educadores do Lar Sírio. A Educação Ambiental é uma forma de instigar as pessoas pelo interesse na preservação do meio em que vivemos e, assim, disseminar para o maior número possível de indivíduos essa causa tão nobre.


Ao refletirmos sobre o comportamento dos indivíduos no mundo em que vivemos atualmente, nos deparamos com acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao meio ambiente, de ordem climática ou outras frentes. Tais acontecimentos se dão sob influência do modo de vida que a humanidade tem escolhido para seguir ao utilizar de forma exagerada os recursos naturais do nosso planeta. É por isso que esse mesmo planeta que nos mantém tem “pedido socorro”.


Vemos nossos os rios e o ar poluídos, extração de madeira para construções de moradias que causa grande desmatamento, descarte indevido de resíduos e outras ações que têm alterado a organização do nosso planeta provocando catástrofes naturais. É urgente mudarmos a forma como exploramos os recursos naturais para dialogarmos de forma mais harmônica com o meio ambiente, tendo a sustentabilidade em nossas práticas cotidianas ou pereceremos de forma brutal.


É pensando nesse contexto que estamos promovendo e apostando em uma Educação Ambiental com práticas que visem à sustentabilidade e à diminuição de qualquer impacto que nossas atividades diárias venham causar no ecossistema que nos cerca.


No Lar Sírio junto às famílias, crianças e adolescentes atendidos, por intermédio de amplos debates, reflexões e ações, pretendemos alcançar um entendimento profundo e verdadeiro sobre a forma como temos atuado no meio ambiente e se estamos participando ou não da preservação do planeta. Planejamos também mobilizar e engajar as esferas política, econômica, social nas ações sustentáveis dos nossos projetos socioeducacionais.


Ao se entender, perceber e compreender que, aplicando uma política que promova a importância da Educação Ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade já nas escolas primárias, cria-se nas novas gerações uma nova e devida mentalidade de preservação ambiental, o que depois, será muito mais fácil implantar políticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro próximo (ROOS & BECKER, 2012).


No entanto, além da educação ambiental, é preciso que as práticas contrárias à sustentabilidade sejam combatidas e punidas rigorosamente sem perda de tempo.

Adotar ações e comportamentos de desenvolvimento sustentável é uma forma possível de se alcançar caminhos para a integração homem e natureza, e com isso realizar mudanças no modo de nos conectarmos. Somos flores, somos árvores, somo frutos, somos rios, somos peixe, somos ar, somos todos um. Somos sementes do amanhã.

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