top of page
Buscar
  • Foto do escritorLar Sírio Pró-Infância

Lar Sírio recebe ação do projeto Escolas pela Paz

Ação desenvolvida pela Casa Guernica recria a obra de Pablo Picasso inspirada no sofrimento causado pela Guerra Civil espanhola.


Na manhã de dia 30 de abril, terça-feira, o Lar Sírio Pró-Infância recebeu uma das atividades da 3ª Semana Gernika Viva: o projeto "Escolas pela Paz", promovido pela Casa Guernica. Embora não seja uma escola, o Lar Sírio foi escolhido pelo perfil de seus atendidos que, no caso do projeto, contemplou jovens 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.



Nesta ação os jovens participaram de uma atividade colaborativa na quadra, onde foram encorajados a recriar e reinterpretar o famoso quadro "Guernica", de Picasso, dando forma a um mural coletivo.


A dinâmica foi coordenada pelos educadores da Casa Guernica, que forneceram ferramentas artísticas e terapêuticas para estimular a expressão criativa e cultivar a cultura da paz entre os participantes.


O resultado, além de lindas recriações feitas pelos jovens e que serão expostas nas dependências do Lar Sírio, foi uma grande reflexão sobre a cultura de paz.


Além da ação realizada no Lar Sírio, a 3ª Semana Guernica Viva contou com palestra, oficina, caminhada, ação social e jogo realizados em diversos espaços da cidade.


Sobre a Casa Guernica


A Casa Guernica é uma organização sem fins lucrativos que faz parte de um amplo movimento global na busca de um futuro menos desigual e mais conectado com o meio ambiente. Os projetos da ONG fomentam a democracia participativa e promovem experiências culturais compartilhadas que estimulam a reflexão sobre os dilemas de nosso tempo a partir da prática solidária e a defesa dos Direitos Humanos. A Casa Guernica tem a missão de trazer a memória de Guernica e a cultura do povo basco para o Brasil por meio da arte e do cultivo da paz.


Texto: Tudo em Pauta / Fotos: Luiz Andrade


25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page