top of page

Lar Sírio realiza Semana de Profissões

Especialistas apresentaram aos jovens as possibilidades do mundo do trabalho


O Lar Sírio realizou, entre os dias 20 e 24 de outubro, a Semana de Profissões. Aberto ao público, o evento reuniu especialistas de diversas áreas, que palestraram apresentando as várias possibilidades de formação profissional e de carreira.



Na manhã de segunda-feira, dia 20, Ana Beatriz Alves, ex-atendida pelo Lar Sírio e atualmente agente de atendimento do SEBRAE, mostrou aos jovens as principais ferramentas para o planejamento de um negócio.


À tarde, Carlos Lopes, coordenador educacional do SENAC e parceiro do Lar Sírio, apresentou as possibilidades de cursos oferecidos pela instituição, com ingresso por meio de bolsas de estudo ou com valores acessíveis. Anderson Bueno, coordenador de comunicação do Lar Sírio e que cursou a graduação como bolsista integral, apresentou aos jovens as diversas opções de cursos técnicos e de graduação públicos e gratuitos, além das formas de ingresso. Já Jair Morandi, da Casa do Universitário Brasil, apresentou as possibilidades de estudo em instituições particulares de ensino superior, com bolsas de até 85% de desconto.


Na terça-feira, dia 21, foi a vez da professora da área de alimentação, Rosana Melo, contar sua história e conversar sobre o mercado de alimentação com os participantes. Quando conheceu o Lar Sírio Pró-Infância, Rosana havia concluído apenas até a quarta série do ensino fundamental. Ela realizou diversos cursos pelo Lar Sírio e por outras instituições e, atualmente, é professora dos cursos voltados à área de alimentação ministrados no Lar Sírio, em parceria com o SENAI e o SEBRAE.


Na quarta-feira, dia 22, o professor doutor em Comunicação Social Lawrence Shum apresentou aos jovens as possibilidades de trabalho no mercado de áudio, envolvendo produção de conteúdo, design sonoro, locução, operação e publicidade. O professor enfatizou que, para o trabalho com áudio, é primordial o exercício da escuta.


A palestra da manhã de quinta-feira, dia 23, teve como tema “Ikigai: propósito de vida e carreira”. Ikigai é um conceito japonês que significa “razão de ser” ou “motivo para viver”. O conteúdo foi ministrado pela coordenadora da Universidade Paulista (UNIP), professora Silvia Helena Ramos Hernandes, acompanhada por alunos do curso de Administração da universidade.


Também na quinta-feira, mas no período da tarde, a equipe de Recursos Humanos da A5 Solutions, parceira do Lar Sírio e liderada pela gerente Juliana Jacinavicius Bernardes, apresentou aos participantes as possibilidades e desafios de trabalho na área de RH.

Encerrando a programação da Semana de Profissões, na sexta-feira, dia 24, o historiador, colecionador e voluntário do Lar Sírio, Maurício Marx, conduziu um bate-papo de mais de duas horas sobre o mercado de restauração de veículos antigos. Ele compartilhou os desafios enfrentados em sua carreira e destacou as oportunidades de sucesso que os jovens interessados podem alcançar, uma vez que se trata de uma área altamente valorizada e com déficit de mão de obra.


À tarde, a última palestra ficou a cargo do gestor da Gota de Ouro Modas, Albertoni Cavalcanti, que abordou o tema “Moda e Empreendedorismo”, compartilhando sua experiência pessoal como empreendedor e as oportunidades que o mercado da moda oferece.


Com o encerramento da Semana de Profissões, o Lar Sírio reafirmou seu compromisso com a formação integral dos jovens, promovendo o acesso a informações, oportunidades e inspirações que contribuem para a construção de seus projetos de vida. Foram momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o futuro profissional que fortaleceram o propósito da instituição de apoiar o desenvolvimento pessoal e social de seus atendidos, preparando-os para os desafios e possibilidades do mercado de trabalho.


Anderson Bueno – Comunicação Social Lar Sírio Pró-Infância

 
 
 

Comentários


bottom of page