Mural artístico-cultural de 200 metros de extensão foi grafitado pelos artistas da Dionisio Ag e inaugurado neste sábado, 22.
O Lar Sírio Pró-Infância realizou um evento aberto ao público no último sábado, 22, para a inauguração do mural artístico-cultural, localizado na rua Cantagalo entre Itapura e Apucarana, para assim transformar o local em uma galeria de arte a céu aberto. Grafitado e assinado pelos artistas da Dionisio Ag, o projeto iniciou ao meio dia e contou com shows de Graça Cunha, JP Jazz e Bitter Fools, além da apresentação das crianças do Lar Sírio.
A primeira a se apresentar foi a cantora Graça Cunha, que fez um show de 40 minutos, com muita animação, voz e alegria. Em seguida foi a vez das crianças que se dividiram e fizeram espetáculos de violino, seguido da flauta e cantaram todos juntos o hino do Lar Sírio. A campanha Lugar de Criança É No Lar teve seu jingle escrito e produzido pela banda Grooveera, que foi divulgado pela primeira vez no último sábado. Com o apoio de todos presentes, fizeram o símbolo da instituição junto a campanha.
O ato de inauguração contou com a fala do presidente Sergio Stephano Chohfi Filho, que afirmou ser um momento único e sonho antigo. “É um sonho antigo de fazer uma arte no muro e acabou superando todas as expectativas. Um dos objetivos do Lar Sírio é se tornar um núcleo de cultura no Tatuapé e estamos conseguindo aos poucos atingir esse objetivo.” Após a fala, Sergio inaugurou oficialmente o mural descerrando a placa comemorativa com a presença de toda a diretoria presente.
Após a abertura outras duas bandas se apresentaram: JP Jazz e Bitter Fools. A primeira encantou o público com suas interpretações de jazz e instrumentais da música popular brasileira. Bitter Fools ficou responsável por encerrar a tarde de shows com o som voltado para o rock e blues, que colocou todos os presentes para dançar e se divertirem.
O muro começou a ser grafitado na segunda semana de janeiro e foi finalizado na primeira quinzena de fevereiro. Durante esse período, os artistas da Dionisio Ag trabalharam para entregar as artes que contavam a história do Lar Sírio, além de demonstrar o apoio e acolhimento que a instituição dá para cada atendido, por meio dos desenhos e letras estilizadas. Agatha de Faveri, Pardal, Atual, Guilherme Asthma, Clara Leff e Apolo Torres foram os responsáveis pelas artes com spray e tinta.
Sobre o Lar Sírio
O Lar Sírio Pró-Infância é uma OSC - organização da sociedade civil - sem fins lucrativos, criada por um grupo de imigrantes da Síria, completou 101 anos em 2024. Localizado no bairro do Tatuapé e atendendo majoritariamente a população do extremo leste da capital, transforma a vida de milhares de crianças e adolescentes por meio de projetos socioeducacionais que envolvem arte e cultura, musicalidade, esportes e lazer, vida sustentável e bem-estar, informática, civilidade e convivência apoio à profissionalização, além de acompanhamento psicossocial.
Texto: Daniela Maluhy Kopaz - Fotos: Daniela Maluhy Kopaz e Edith Schmidt Fotografia
Comments