top of page
Buscar
  • Foto do escritorLar Sírio Pró-Infância

Lar Sírio realiza Encontro de Líderes do Tatuapé

Evento teve apoio e metodologia do Sebrae


O Lar Sírio Pró-Infância realizou na quinta-feira, 29 de fevereiro, o Encontro de Líderes do Tatuapé, reunindo lideranças de organizações sociais, poder público e iniciativa privada do bairro.


O evento, que surgiu como uma continuidade do Encontro de Empresários e ampliou seus públicos para o ano de 2024, teve como objetivos identificar os desafios e propor soluções conjuntas para o desenvolvimento socioeconômico do bairro. A ocasião também contribuiu para a visão 2028 do Lar Sírio, que é transformar o entorno em um ambiente integrado de impacto social a partir de uma visão socioeducacional.


Com o apoio do Sebrae, que contribuiu com a metodologia do encontro, os membros das organizações identificaram como os dois principais problemas a serem resolvidos na região a segurança pública e a assistência social.



O viés de assistência social surgiu após ser detectado um grande número de pequenos furtos, assaltos, problemas com zeladoria e a presença de moradores em situação de rua na região. Foi consenso entre os participantes que é necessário dar atenção ao público em situação de rua ou de maior risco de vulnerabilidade social, realizando um trabalho de inclusão produtiva por meio da assistência básica, capacitação e oferecendo trabalho nas empresas locais para que, em vez de um problema, as pessoas nessas situações tornem-se parte das soluções para tornar o Tatuapé um bairro mais atrativo comercial e turisticamente.


A aparição do tema assistência social como destaque converge com a missão institucional do Lar Sírio em enfrentar as desigualdades e promover a cidadania. A instituição já possui um trabalho de inclusão produtiva direcionado a jovens de baixa renda e deve ter forte participação nesse processo servindo de fonte de mão de obra qualificada para as empresas do bairro.


Participaram do evento as organizações: Lar Sírio Pró-Infância, Sebrae, Associação Comercial de São Paulo, Casa do Universitário, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Conselho Tutelar Mooca (que atende a região do Tatuapé), Gazeta do Tatuapé, Intercity Hotel, Porte Engenharia, Revista do Tatuapé, Rotary Club, Subprefeitura Mooca, Senac, Sicoob, Unicid e Zona Leste TV.


Um evento de continuidade foi marcado para o dia 14 de março das 16h às 18h no Lar Sírio Pró-Infância. O Encontro de Líderes do Tatuapé é uma ação coletiva e, por isso, instituições que não participaram dessa edição e que se identificam com a proposta estão convidadas a participar do próximo encontro.


Texto: Anderson Bueno / Fotos: Raphaela Campano – Comunicação Social – Lar Sírio Pró-Infância


40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page