Lar Sírio: 102 anos de história e acolhimento
- Lar Sírio Pró-Infância
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Comemoração resgata o legado da instituição centenária dedicada à infância e à juventude.
Na quinta-feira, 10 de julho, o Lar Sírio Pró-Infância comemorou 102 anos de atuação dedicada ao cuidado, à educação e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A celebração aconteceu nas dependências da instituição e contou com uma programação especial, com atividades recreativas, exposição, almoço especial e, claro, o tradicional bolo.
As crianças construíram maquetes representando os ambientes de aprendizagem e produziram murais em homenagem ao Lar Sírio — incluindo um quadro com um grande navio simbolizando a chegada dos imigrantes sírios, frases e desenhos feitos pelos próprios atendidos, além de fotos recentes das crianças demonstrando sua felicidade na instituição. A exposição foi montada no espaço multiuso Taufik Camasmie e foi prestigiada pelos trabalhadores sociais e por parte da diretoria.
A programação do dia para as crianças contou com aulas de especiais teatro, visita à exposição produzida por elas, “baladinha” com muita música e dança e o tão esperado parabéns com salgados, suco e bolo para todos.
O Lar Sírio Pró-Infância
Fundado em 1923 por imigrantes sírios, sob o nome de Orphanato Syrio, o Lar surgiu com a nobre missão de acolher crianças desamparadas, oferecendo abrigo, alimentação, vestuário, educação e esperança de um futuro digno. Os primeiros acolhidos foram cinco órfãos sírios, e a crescente demanda levou à construção de novos pavilhões ao longo dos anos.
Atualmente, o Lar Sírio atende cerca de 800 crianças, com idades entre 4 e 14 anos, em três turnos de atividades que envolvem música, dança, meio ambiente, esportes, nutrição, recreação e bem-estar. Também atende jovens de 14 a 17 anos, familiares e a comunidade em geral por meio de seu Programa de Apoio à Profissionalização, oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com outras organizações, com o objetivo de promover a inclusão produtiva no mundo do trabalho.
Matrículas
Os serviços oferecidos pelo Lar Sírio são gratuitos e destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para matrículas, é necessário comparecer ao Lar Sírio portando os documentos dos familiares, em especial das crianças, bem como comprovante de endereço, comprovantes de renda e o CadÚnico (Cadastro Único).
O atendimento é realizado de segunda à sexta das 7h30 às 17h30 na Rua Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé.
Texto e fotos: Daniela Kopaz – Comunicação Social – Lar Sírio
































Comentários