top of page

Família On reflete sobre violência envolvendo crianças e adolescentes

  • Foto do escritor: Lar Sírio Pró-Infância
    Lar Sírio Pró-Infância
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jun.

Encontro trouxe situações em que é necessário disciplina e respeito ao próximo


Na sexta, 30 de maio, aconteceu mais uma edição do Família On, encontro realizado pelas áreas de assistência social e psicologia Lar Sírio com os familiares e responsáveis das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.


O encontro foi realizado pela manhã e no final da tarde no Teatro Rosinha Abdalla, no Lar Sírio e teve entre as reflexões as formas de resolver conflitos que ocorrem fora de casa, de maneira pacífica e sem causar traumas futuros.



A assistente social Jossimari Spindola e a coordenadora socioeducacional Tânia Figueiredo, foram as responsáveis por conduzir os trabalhos pela manhã. À tarde os trabalhos foram conduzidos pelo o psicólogo Anderson Pereira, a coordenadora de assistência social, Marinalva Nascimento, a assistente social Cássia Nascimento e pela coordenadora Tânia Figueiredo.


O primeiro tema abordado foi a Verdade, assunto que está sendo tratado desde o início das reuniões do ano de 2025. O assunto principal foi a violência doméstica contra crianças e adolescentes.


Durante a reunião, foram mostrados dados sobre a violência doméstica no Brasil. Segundo o Atlas da Violência de 2025, a violência doméstica corresponde a 80% sofrida por bebês e 56% envolvem crianças de 5 a 14 anos. As discussões giraram em torno do modo como os atendidos são educados quando se envolvem em situações que precisam de disciplina e respeito ao próximo.


Foram apresentados os dados de indisciplina nos anos de 2023 e 2024, detalhando quais as maiores dificuldades dos educadores ao abordarem os atendidos em situações complexas. Os maiores registros foram de incivilidade e transgressão, conceitos que descrevem comportamentos que ferem as normas de boa convivência do local. Tânia ressaltou que a atitude a ser tomada nessas circunstancias depende da idade do atendido, mas todas são notificadas e explicadas aos responsáveis.


Pais e responsáveis participaram intensamente das reflexões, partilhando experiências e opiniões sobre como é possível melhorar a relação com as crianças e com os adolescentes.

 

Sobre o Lar Sírio Pró-Infância:

O Lar Sírio Pró-Infância é uma OSC - organização da sociedade civil - sem fins lucrativos, criada por um grupo de imigrantes da Síria. Alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (ODS), tem a socioeducação como principal ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais.


Texto e fotos: Daniela Kopaz – Comunicação Social Lar Sírio Pró-Infância

Comentarios


bottom of page