top of page

Família On debate sobre a Paz

Familiares e responsáveis aprenderam sobre o conceito de paz em diversos períodos e culturas

Na última sexta-feira, dia 22 de agosto, o projeto Família On promoveu um encontro especial para discutir o conceito de Paz. Familiares e responsáveis pelas crianças atendidas se reuniram no Auditório Rosinha Abdalla para refletir sobre o tema, dialogando com psicólogos e assistentes sociais do Lar Sírio.


A abertura trouxe uma abordagem didática sobre o conceito de Paz, destacando como sua compreensão evoluiu ao longo da história e dos diferentes períodos da sociedade humana. Na Antiguidade, a paz era vista como uma ordem imposta por uma autoridade superior. Já na Idade Média, o entendimento era fortemente influenciado pela Igreja Católica. Nos tempos atuais, é geralmente associada a contratos sociais e acordos políticos.



Durante o encontro, a equipe do Lar Sírio apresentou as principais diferenças entre as concepções de paz no Ocidente e no Oriente. No Ocidente, ela costuma ser entendida como a cessação de conflitos por meio da força; no Oriente, é vista como a busca pela harmonia, mesmo em meio à discórdia. No Brasil, a ideia de paz está fortemente alinhada à perspectiva ocidental.


Também foram exploradas as diversas culturas de paz ao redor do mundo, evidenciando como cada continente constrói seu próprio entendimento sobre o tema. Apesar das definições estabelecidas, foi debatida a contradição presente na cultura brasileira, onde muitas vezes se aprende que o caminho para alcançar a paz passa pelo conflito.


Ao final do encontro os responsáveis receberam uma folha em branco e um lápis, com o convite para expressarem seus conhecimentos, vivências e reflexões sobre o tema discutido.


Sobre o Lar Sírio Pró-Infância

Fundado em 1923 por imigrantes sírios, sob o nome de Orphanato Syrio, o Lar surgiu com a nobre missão de acolher crianças desamparadas, oferecendo abrigo, alimentação, vestuário, educação e esperança de um futuro digno. Os primeiros acolhidos foram cinco órfãos sírios, e a crescente demanda levou à construção de novos pavilhões ao longo dos anos.


Atualmente, o Lar Sírio atende cerca de 800 crianças, com idades entre 4 e 14 anos, em três turnos de atividades que envolvem música, dança, meio ambiente, esportes, nutrição, recreação e bem-estar. Também atende jovens de 14 a 17 anos, familiares e a comunidade em geral por meio de seu Programa de Apoio à Profissionalização, oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com outras organizações, com o objetivo de promover a inclusão produtiva no mundo do trabalho.


Matrículas

Os serviços oferecidos pelo Lar Sírio são gratuitos e destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para matrículas, é necessário comparecer ao Lar Sírio portando os documentos dos familiares, em especial das crianças, bem como comprovante de endereço, comprovantes de renda e o CadÚnico (Cadastro Único).


O atendimento é realizado de segunda à sexta das 7h30 às 17h30 na Rua Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé.


Texto e fotos: Daniela Kopaz – Comunicação Social – Lar Sírio

Comentários


bottom of page