• Nickson Baldoino

Doações pelo IRPF


O Imposto de Renda é, antes de tudo, um tributo federal sobre a renda dos cidadãos. É uma forma de contribuição da sociedade ao governo, com valores que variam de acordo com os rendimentos totais anuais de cada um, e que serão aplicadas em uma série de projetos públicos em diversos temas, como saúde, educação, geração de empregos, construção de habitações populares e também os programas de distribuição de renda, como o “Bolsa Família”.

No entanto, você, enquanto pessoa física, tem o poder de direcionar parte do seu imposto de renda para ações e organizações específicas, como o Lar Sírio. Com imposto a pagar ou a restituir, para quem realiza a declaração no Modelo Completo, é possível realizar o direcionamento de valores diretamente para os projetos de organizações sociais. É uma forma de acompanhar a sua destinação, podendo visualizar o impacto gerado com a sua contribuição através da execução dos projetos.

Este ano o Lar Sírio tem o “Programa de Apoio Profissional”, um projeto incentivado apresentado através do FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, com foco no desenvolvimento profissional de 900 jovens, e que permite esse direcionamento do imposto de renda de pessoa física para a sua execução. No final do artigo você pode acompanhar um passo a passo de como colaborar com o Lar Sírio através do seu Imposto de Renda, e sem colocar a mão no bolso.

Sobre o projeto: Programa de Apoio Profissional

O “Programa de Apoio Profissional” é um projeto do Lar Sírio, apresentado através do FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo, e tem como foco pontos principais da atuação quase centenária do Lar, como: o enfrentamento à desigualdade social e o desenvolvimento de competências e habilidades, cognitivas e emocionais, em adolescentes e jovens, visando ampliação de seus conhecimentos formação profissional.

O projeto tem uma metodologia completamente voltada para o desenvolvimento integral do jovem, com cursos profissionalizantes, oficinas práticas e expositivas, dinâmicas em grupo, simulações de entrevistas e vivências profissionais. O Programa oferecerá ainda um Plano de Desenvolvimento Individual para os jovens atendidos, levando em consideração suas habilidades, interesses e talentos, visando garantir um processo mais assertivo para as realizações dos atendidos e seu processo de inserção no mercado de trabalho.

Para abordar todos as etapas do desenvolvimento profissional dos jovens, o projeto do Lar Sírio é dividido em 4 passos:

  • Passo 1 – Despertando Talentos: passo de preparação ao profissionalizante.

  • Passo 2 – Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): passo diagnóstico e de planejamento

  • Passo 3 – Preparação Técnica para o Mercado de Trabalho

  • Passo 4 – Encaminhamento ao Mundo do Trabalho e Mentoria: passo pós-projeto e posterior à formação.

O Programa de Apoio Profissional do Lar Sírio, através desse projeto via FUMCAD, será executado durante 12 meses e irá atender diretamente 900 jovens, estendendo os benefícios e impacto para mais 250 atendimentos indiretos.

Como Direcionar:

Até 31/05/2021, você pode destinar até 3% do seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para o Lar Sírio Pró-Infância através do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo).

Se você tem imposto a pagar, o valor destinado será abatido do seu DARF, e se tiver a restituir, o valor será adicionado à sua restituição, com correção! O processo é muito simples e rápido:

  1. Acesse o seu Imposto de Renda pelo Programa do IRPF (ano base 2020), disponível para download no site da Receita Federal. Lembrando que você precisa optar pelo Modelo Completo de declaração para que possa realizar essa destinação!

  2. Clique em “Resumo de Declaração”;

  3. Clique em “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e em “Novo” para incluir uma doação;⠀

  4. Em “Tipo de Fundo”, selecione “Municipal” e depois escolha o município de “São Paulo”. O CNPJ do FUMCAD irá aparecer automaticamente;

  5. No lado direito da tela, estará o valor total disponível para sua doação, daí é só preencher o valor que deseja destinar e salvar a doação;

  6. Agora vá na aba “Imprimir” e em seguida emitir o DARF na opção “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”;

  7. Agora basta realizar o pagamento do DARF emitido até o dia 31 de maio;

  8. Para garantir que o valor destinado vá para o nosso projeto, você precisará nos encaminhar uma mensagem no e-mail contato@larsirio.org.br, incluindo em anexo a cópia do DARF e o comprovante de pagamento.

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDI) do Lar Sírio pelo telefone (11) 2092-4811, ramais 247 ou 249.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo