• Lar Sírio Pró-Infância

Dia Internacional do Brincar: Brincar é Saúde

O Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas à ITLA (International Toy Libraries Association). O objetivo desta festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística.


Esta comemoração foi aprovada em Congresso da ITLA em 28/05/1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas (ITLA- International Toy Library Association), ocorrida em Tokio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos. Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.


É um evento mundial. Mais de 40 países ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial do Brincar. Ele é reconhecido no calendário de eventos da UNICEF na África do Sul e a ITLA está trabalhando para que seja reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.


Nossa mensagem para a campanha de 2021 é BRINCAR É SAÚDE.


BRINCAR é a chave da nossa saúde. Reserve um tempo para brincar em sua vida, na vida de seus filhos e na vida de seus netos. Faça o espaço em seu dia para seus filhos e lembre-se sempre de que BRINCAR é uma necessidade. Você não precisa ser rico, qualquer lugar serve.

Para que uma atividade se qualifique como jogo ou um brincar, deve haver liberdade, desejo, prazer e entrega. As crianças ao brincar mostram concentração, urgência, controle, intensidade e envolvimento. Para que o brincar aconteça, os adultos precisam promover, observar, permitir, incentivar, tolerar e ver a diversão. Se essas habilidades não são fáceis, precisamos aprendê-las!


BRINCAR DOS BEBÊS - Pensando nas crianças pequenas, para elas qualquer coisa que possa ser tocada é boa para brincar! Portanto, remova todos os objetos perigosos ao seu alcance, para que possam experimentar e experimentar como bem entenderem. Brinquedos? Qualquer coisa pode ser um brinquedo, incluindo coisas limpas encontradas na lixeira! Caixas, tubos, cachecóis, bolas, “roscas” com pontas rombas e contas grandes; qualquer coisa que possa ser empilhada, recipientes de plástico, colheres de pau e uma lata com uma tampa firme que não possa ser facilmente removida - qualquer coisa boa para bater.

SAÚDE EMOCIONAL – Brincar é uma maneira de reforçar vários elementos psicológicos cruciais que contribuem para que as pessoas sejam mentalmente saudáveis: auto-estima, autoconfiança, empatia e comportamentos sociais, como alguns exemplos. No entanto, como o jogo livre está se tornando raro na maioria das sociedades, estamos enfrentando um aumento no número de crianças que lidam com problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso poderia ser causado pela falta de jogo livre?


BRINCAR NA SITUAÇÃO DE PANDEMIA - Ser capaz de expressar sentimentos e emoções é crucial para a saúde mental, especialmente em momentos como este que estamos vivendo. Brincar pode ser um facilitador - procure e disponibilize brinquedos e jogos que tenham o potencial de criar oportunidades de expressar sentimentos. Converse com as crianças sobre como elas se sentem quando brincam, tanto as emoções positivas como negativas (ex.: quando perdem um jogo, quando esperam para jogar). Não se esqueça que brincar promove a resiliência e é muito importante para que as crianças lidem de forma saudável com o que está acontecendo no mundo!


SAÚDE SOCIAL – Brincar é uma maneira de se conectar com os outros, resolver conflitos e compartilhar ideias. Ajuda as pessoas a reconhecer seu lugar no mundo e o lugar que os outros têm. Como podemos nos relacionar, cooperar e compartilhar? No entanto, a cada dia que passa, reconhecemos que a individualidade e o isolamento estão se tornando mais presentes nas sociedades, desde a infância até a velhice. A situação da pandemia agravou estas questões de isolamento social. Como poderia o brincar reunir pessoas e fortalecer a Cooperação e a Convivência?

Algumas propostas: Como os meus amigos estão brincando em casa? Quais são as suas brincadeiras preferidas e que jogos estão fazendo em casa neste tempo de isolamento social? As tecnologias podem ser uma grande ajuda para partilhar ideias e até poder brincar e jogar juntos! Podemos organizar um evento online com outras famílias? Gravar um vídeo com sugestões de brincadeiras e partilhar com os colegas de turma? As brinquedotecas podem recorrer às novas tecnologias para se manterem próximas das crianças e famílias? Podemos aproximar os idosos das crianças em situações de brincadeiras, mesmo usando a tecnologia?


BRINCAR NA NATUREZA - Devolva as crianças à natureza, incluindo os elementos naturais – terra, agua, ar e fogo, como brinquedos e brincadeiras. Use o que a natureza fornece para estimular a exploração: madeira, paus, pedras, folhas, sementes. Esses e outros materiais naturais são os recursos para nos conectarmos ao ambiente natural, que está tão restrito para todos nós, nesse momento.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo