• Lar Sírio Pró-Infância

Brincar de aprender: Saiba como educar de forma lúdica o seu filho

Milena Hannud é arquiteta e designer de formação, mas hoje se dedico apenas ao Bicharada e sua família, que não para de crescer.



Quando criança, Milena Hannud foi muito incentivada a desenhar/pintar pela sua tia materna Sandra Abdalla, chargista do Jornal da Tarde (do grupo O Estado de São Paulo).


Seu trabalho sempre girou em torno do desenho no computador (logomarcas, embalagens e projetos de arquitetura), até que, a partir do projeto Bicharada de A a Z, passou a desenhar a mão


O Bicharada de A a Z é uma caixa livro com 28 cartelas dupla face e laminadas, sendo que 26 usam as letras do nosso alfabeto. Cada cartela tem, na frente, animais que desenhou à mão e no verso uma pequena descrição de cada animal. Tem também uma cartela com todas as letras do alfabeto e outra com as atividades sugeridas.



O fato de ser em cartelas permite que seja espalhado (no chão, numa mesa) e estimula várias atividades individuais ou em grupo. A forma como os bichinhos são desenhados incentiva na criança a percepção nos detalhes.


As crianças do Lar Sírio receberam doações do livro Bicharada de A a Z e com a criatividade utilizam-no para diversos jogos, como por exemplo ''STOP'', de forma a desenvolver a leitura e imaginação. Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre.




O livro surgiu a partir de uma brincadeira com minha neta Stella (Tetê, então com 5 anos), que já estava lendo com letras maiúsculas (‘letra bastão), mas tinha dificuldade com as letras minúsculas e ficava frustrada em não poder ler as coisas do nosso dia-a-dia (rótulos, revistas, etc) pois não reconhecia o que a mãe dela chamava de “letras bebê”.

Desta experiência, ela resolveu fazer umas fichas com os bichinhos desenhados e seus nomes, usando letras maiúsculas e minúsculas, e foi um sucesso. Começou a desenvolver o projeto com a ajuda de um assessor pedagógico (Rian Maia), uma assessora científica (Mariana Soller) e uma revisora de texto (Doris Arantes Cook) para transformar a brincadeira em um material de apoio para a alfabetização. O Bicharada de A a Z foi publicado em novembro de 2020.

Milena Hannud, após o lançamento do Bicharada de A a Z, publicou ainda os seguintes livros:

1) Critters A to Z (versão em inglês, que contou com a assessoria pedagógica também de Dorothy Bruce Jezzi e tradução de Doris Arantes S. Cook);

2) BichoCards de A a Z, em 2 volumes - todos os bichinhos do livro Bicharada de A a Z separados em pequenas cartelas, como seus nomes escritos em caixa alta, caixa alta e baixa, e letra cursiva;

3) CritterCards A to Z (versão em inglês do BichoCards de A a Z);

4) BichoDuos de A a Z - Mini livro de atividades com cartelinhas, adesivos e canetinhas para a criança colar os pares de bichinhos e escrever seus nomes, criando assim seu próprio jogo da memória.

Tanto o Bicharada de A a Z quanto o Critters A to Z tem versões capa mole e capa dura.


19 visualizações0 comentário