• Lar Sírio Pró-Infância

Ambiente que transforma: Em tempos de cancelamento e liquidez, como acolher crianças e adolescentes.

‘’Parafraseado o sociólogo Zygmunt Bauman em tempos de liquidez torna-se cada vez mais raro que pessoas enxerguem pessoas.’’


O tamanho do espaço físico no qual o Lar Sírio está inserido, no bairro do Tatuapé, é proporcional à quantidade de oportunidades que são ofertadas para os atendidos e suas famílias.


O acolhimento e a escuta empática começam quando as famílias procuram o auxílio da instituição e se sentem amparadas e vistas. Parafraseado o sociólogo Zygmunt Bauman em tempos de liquidez torna-se cada vez mais raro que pessoas enxerguem pessoas.


É nesse ponto que o Lar atua com mais excelência: enxergando as necessidades das pessoas com amor e colaborando para que cada vez menos famílias, crianças e adolescentes sofram com os males das vulnerabilidades sociais.



(Foto: Contação de histórias, 14 de maio de 2021)


Para além do que já foi dito, é importante salientar que o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes é embasado na “disciplina positiva” e tem por objetivo levar em conta as conexões: eu, outro e contexto.



(Foto: Atividade interativa com crianças, 28 de maio)


Dessa forma, todos os ambientes de aprendizagem possuem um papel significativo no processo de formação das crianças e adolescentes, pois possuem atividades dirigidas associadas aos valores: afeto, cooperação, igualdade, ética, gratidão, respeito, autoconhecimento, lealdade, criatividade, entre outros. Ademais, o Lar Sírio é um ótimo espaço para trocar experiências entre educador-educando/educando-educando.


Para saber mais: Assista o bate-papo diretamente com as educadoras no Programa: Bem-vindo ao Lar!

Escrito por Natalia Copiano


56 visualizações0 comentário