top of page
Buscar
  • Foto do escritorLar Sírio Pró-Infância

A magia da Páscoa para as crianças do Lar Sírio

A inocência, a alegria e claro, chocolates, marcaram as festas dos pequenos


A palavra páscoa significa passagem. E a data comemorativa, apesar de ser para muitos apenas um motivo comercial para vender chocolates, tem origem religiosa e, no Brasil e em outros países de origem cristã, celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a passagem e a vitória da vida sobre a morte.



E no Lar Sírio as atividades relacionadas à Páscoa se iniciaram no dia 23, quando um grupo de cerca de 30 crianças atendidas pelo Lar Sírio participou da festa promovida pelo Clube Homs, atividade tradicional a qual nossas crianças têm sido convidadas há anos. E lá tiveram brincadeiras, gincana, comidinhas e, claro, chocolates!


Já na sede do Lar Sírio a festa aconteceu na quinta, 28. As cenouras mordidas denunciavam que um tal coelhinho passou por ali. E a caça ao tesouro deixou o clima ainda mais animado. Ao final de cada período as crianças ganharam ovos de chocolate e bombons para celebrarem a Páscoa com suas famílias.


Como organização laica o Lar Sírio Pró-Infância não ensina às crianças uma catequese sobre a Páscoa mas, de forma lúdica, comemora essa data que é tão marcante na vida de todas elas. Que o digam os adultos de hoje!


O coelhinho e os ovos


O coelhinho da páscoa é um dos símbolos de vida devido à sua fertilidade, assim como os ovos. A origem é uma lenda germânica sobre o Osterhase, uma lebre que trazia ovos enfeitados para as crianças no equinócio de primavera. A lebre escondia os ovos e cabia às crianças encontrá-los e daí, inclusive, é que surgiu a tradição da caça aos ovos. A tradição foi levada pelos alemães aos Estados Unidos no final do século XVIII e de lá se popularizou, sendo associada à Páscoa de Jesus e se tornando um evento familiar a partir do século XIX.


Texto: Anderson Bueno / Fotos: Raphaela Campano e Marina Hannun

45 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page