Lar Sírio Pró-Infância
Lar Sírio Pró-Infância é tema de programa da TV Alesp
O Lar Sírio foi tema do programa Alesp Cidadania, realizado pela TV Alesp, canal de TV da Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 3 de julho. Durante quase uma hora, o presidente Sergio Stephano Chohfi Filho e a superintendente Elaine Bueno Silva falaram sobre a história, programas desenvolvidos e o impacto social gerado.
Um dos pontos abordados pelo presidente Sergio Chohfi foi a preocupação do Lar Sírio em oportunizar a crianças e jovens o máximo de tempo possível na instituição. “Há uma grande preocupação porque geralmente você (Lar Sírio) arruma de dia e a rua estraga de noite, de tarde. Então tendo mais período de permanência dentro do Lar Sírio (a criança) estuda, sai, faz as atividades conosco, tem um acompanhamento tanto psicológico, como de todas as orientadoras, pessoas que acompanham a criança no desenvolvimento, no seu progresso, é uma coisa muito boa”.
Ao contar sobre os atendimentos de maior complexidade e os desafios enfrentados durante a pandemia, a superintendente Elaine Bueno aproveitou para explicar como funcionam os dois tipos de serviços de assistência social: “A assistência social divide os serviços em proteção básica e proteção especial. A proteção básica é preventiva, aqui ainda não houve ruptura de vínculos familiares. Na proteção especial já começam a aparecer algumas situações de ruptura sim, como violência doméstica, abuso sexual, trabalho infantil... Então a gente (Lar Sírio) vai procurar saber o que está acontecendo para apoiar esta família para que a criança saia da vulnerabilidade e do risco, com uma equipe multidisciplinar, para que realmente a gente consiga reverter, mas o ideal é sempre trabalhar na prevenção”.
A apresentadora citou o fato de que muitas crianças têm sua única alimentação na escola e nas entidades sociais. Sobre isso, o presidente Sergio Chohfi pontuou que o Lar Sírio serve mais de 2.500 refeições por dia. “A gente sabe que o desenvolvimento da criança, o crescimento, as ligações do cérebro, enfim, tanta coisa depende de uma boa nutrição, de uma boa alimentação. O Lar Sírio sempre primou por uma alimentação de muita qualidade, com nutrientes diversificados que façam bem para o desenvolvimento dessa criança e para estudar também, para aprender, para fazer ginástica, porque se a pessoa não está bem alimentada não consegue tocar bem as atividades da vida”.
Sobre o trabalho do Lar Sírio direcionados à geração de renda e emprego, o presidente cita as parcerias que possibilitam o atendimento a adolescentes e suas famílias. “Nossos programas profissionalizantes atendem os jovens a partir dos 14 anos e também alguns familiares. A gente tem uma gama muito ampla (de parceiros), a gente tem o SENAC, SENAI, Espro, o Sebrae também dando apoio, Insper e diversos outros que fazem parte dessa profissionalização”. E complementou: “A gente tem uma grande preocupação com as mudanças do futuro, com a quarta revolução industrial. Então, agora a gente tá vendo, além dos cursos que já existem e que são vários, o que vamos conseguir de robótica, internet of things (internet das coisas), programação. Marketing digital a gente já conseguiu recentemente com a Professus, enfim, temos essa preocupação de caminhar e dar as ferramentas da vida para a criança ser autônoma e seguir a vida quando sair do Lar Sírio”.
A superintendente Elaine Bueno reforçou a atuação dos voluntários no Lar Sírio. “A gente se comove muito com essas pessoas que chegam com a possibilidade de doar tempo, trabalho e talento. Então, para eles nós construímos um programa de voluntariado com toda a orientação do que é ser um voluntário, onde a pessoa se inscreve e passa por treinamento e avaliação psicológica”.
Sobre as empresas, Elaine destacou o apoio do Lar Sírio a empresas em seus programas relacionados a ESG (Environmental, Social and Governance), que são práticas ambientais, sociais e de governança cunhadas a partir do Pacto Global em 2004. “O Lar Sírio ajuda a empresa a desenvolver o programa ESG e ali no próprio Lar Sírio ela vai investir valores com o foco social para que o seu programa aconteça”.
Clique aqui para assistir o programa completo ou acesse www.larsirio.org.br para saber mais sobre a atuação do Lar Sírio.
Anderson Bueno – Comunicação Social – Lar Sírio Pró-Infância
#juntospelainfancia #larsirio #assistenciasocial #100anos

Divulgação TV Alesp