top of page
  • Lar Sírio Pró-Infância

Dia Internacional do Brincar: Brincar é Saúde

O Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas à ITLA (International Toy Libraries Association). O objetivo desta festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas e livres e plena participação na vida cultural e artística.


Esta comemoração foi aprovada em Congresso da ITLA em 28/05/1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas (ITLA- International Toy Library Association), ocorrida em Tokio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos. Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.


É um evento mundial. Mais de 40 países ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial do Brincar. Ele é reconhecido no calendário de eventos da UNICEF na África do Sul e a ITLA está trabalhando para que seja reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.


Nossa mensagem para a campanha de 2021 é BRINCAR É SAÚDE.


BRINCAR é a chave da nossa saúde. Reserve um tempo para brincar em sua vida, na vida de seus filhos e na vida de seus netos. Faça o espaço em seu dia para seus filhos e lembre-se sempre de que BRINCAR é uma necessidade. Você não precisa ser rico, qualquer lugar serve.

Para que uma atividade se qualifique como jogo ou um brincar, deve haver liberdade, desejo, prazer e entrega. As crianças ao brincar mostram concentração, urgência, controle, intensidade e envolvimento. Para que o brincar aconteça, os adultos precisam promover, observar, permitir, incentivar, tolerar e ver a diversão. Se essas habilidades não são fáceis, precisamos aprendê-las!


BRINCAR DOS BEBÊS - Pensando nas crianças pequenas, para elas qualquer coisa que possa ser tocada é boa para brincar! Portanto, remova todos os objetos perigosos ao seu alcance, para que possam experimentar e experimentar como bem entenderem. Brinquedos? Qualquer coisa pode ser um brinquedo, incluindo coisas limpas encontradas na lixeira! Caixas, tubos, cachecóis, bolas, “roscas” com pontas rombas e contas grandes; qualquer coisa que possa ser empilhada, recipientes de plástico, colheres de pau e uma lata com uma tampa firme que não possa ser facilmente removida - qualquer coisa boa para bater.

SAÚDE EMOCIONAL – Brincar é uma maneira de reforçar vários elementos psicológicos cruciais que contribuem para que as pessoas sejam mentalmente saudáveis: auto-estima, autoconfiança, empatia e comportamentos sociais, como alguns exemplos. No entanto, como o jogo livre está se tornando raro na maioria das sociedades, estamos enfrentando um aumento no número de crianças que lidam com problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso poderia ser causado pela falta de jogo livre?


BRINCAR NA SITUAÇÃO DE PANDEMIA - Ser capaz de expressar sentimentos e emoções é crucial para a saúde mental, especialmente em momentos como este que estamos vivendo. Brincar pode ser um facilitador - procure e disponibilize brinquedos e jogos que tenham o potencial de criar oportunidades de expressar sentimentos. Converse com as crianças sobre como elas se sentem quando brincam, tanto as emoções positivas como negativas (ex.: quando perdem um jogo, quando esperam para jogar). Não se esqueça que brincar promove a resiliência e é muito importante para que as crianças lidem de forma saudável com o que está acontecendo no mundo!


SAÚDE SOCIAL – Brincar é uma maneira de se conectar com os outros, resolver conflitos e compartilhar ideias. Ajuda as pessoas a reconhecer seu lugar no mundo e o lugar que os outros têm. Como podemos nos relacionar, cooperar e compartilhar? No entanto, a cada dia que passa, reconhecemos que a individualidade e o isolamento estão se tornando mais presentes nas sociedades, desde a infância até a velhice. A situação da pandemia agravou estas questões de isolamento social. Como poderia o brincar reunir pessoas e fortalecer a Cooperação e a Convivência?

Algumas propostas: Como os meus amigos estão brincando em casa? Quais são as suas brincadeiras preferidas e que jogos estão fazendo em casa neste tempo de isolamento social? As tecnologias podem ser uma grande ajuda para partilhar ideias e até poder brincar e jogar juntos! Podemos organizar um evento online com outras famílias? Gravar um vídeo com sugestões de brincadeiras e partilhar com os colegas de turma? As brinquedotecas podem recorrer às novas tecnologias para se manterem próximas das crianças e famílias? Podemos aproximar os idosos das crianças em situações de brincadeiras, mesmo usando a tecnologia?


BRINCAR NA NATUREZA - Devolva as crianças à natureza, incluindo os elementos naturais – terra, agua, ar e fogo, como brinquedos e brincadeiras. Use o que a natureza fornece para estimular a exploração: madeira, paus, pedras, folhas, sementes. Esses e outros materiais naturais são os recursos para nos conectarmos ao ambiente natural, que está tão restrito para todos nós, nesse momento.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page