(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

O esporte, visto como uma atividade que pode ir desde a brincadeira até o jogo competitivo de alta performance, constrói vínculos entre os indivíduos, entre as sociedades e também é um instrumento poderoso para a não-violência e a paz, uma vez que une as pessoas de uma maneira divertida e integrada.

O objetivo das Nações Unidas, que envolvem atividades esportivas com perspectivas mais amplas, é a utilização desta ferramenta para um desenvolvimento humano sustentável capaz da construção da paz, e não é o mero despontamento de novos campeões. Para que o esporte possa desenvolver a paz ao longo ainda precisa ser mais e melhor apreendido. 

O Lar Sírio vem desenvolvendo projetos a partir de Valores Humanos Universais e utiliza o esporte para trabalhar tais valores que são inerentes à prática esportiva, despertando conceitos como o jogo justo, a cooperação, a partilha e o respeito, virtudes necessárias para o desenvolvimento individual, coletivo e para a paz. O esporte é uma maneira prática de aprender os valores e ainda aumenta as potencialidades das crianças e dos adolescentes da Instituição, além de ampliar seus conhecimentos.

O esporte é fundamental para o desenvolvimento de uma criança, além de ensinar valores, também traz entendimento sobre bons hábitos para a saúde: boa forma física, bem estar mental e emocional e socialização, fatores essenciais para que todos se conduzam uma vida plena. Desta forma, o acesso ao esporte e sua a prática constituem um direito humano.

6 de abril: Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz

Elaine Bueno Silva
Superintendente do Lar Sírio Pró-Infância