(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Programas do Lar

Programas Permanentes

O Lar Sírio Pró infância é uma instituição privada, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, criada e mantida desde 1923 pela colônia sírio-libanesa de São Paulo, com o objetivo de promover o desenvolvimento da criança e do adolescente e suas famílias.

Seu trabalho é acolher, proteger, educar e preparar crianças e jovens para que possam exercer a cidadania e iniciar a vida profissional. Orientar e encaminhar  suas famílias para que possam cumprir seu papel parental e social.

Em seus programas e projetos sociais, o Lar Sírio atende 2.933 crianças, adolescentes e jovens e suas famílias, presta mais de meio milhão de atendimentos por ano e pode conseguir muito mais com a participação de novos colaboradores.

O Lar Sírio trabalha com programas de  PROTEÇÃO ESPECIAL e de PROTEÇÃO BÁSICA às crianças, adolescentes e jovens. Em todos os seus programas são incluídas no atendimento, as famílias, na busca do fortalecimento dos  vínculos familiares, inserção e promoção social.

Proteção Especial à criança e ao adolescente: Programa Berço da Vida

O Programa Berço da Vida é um projeto de Acolhimento Familiar que oferece proteção e moradia em residência de famílias, selecionadas e capacitadas para receber crianças e/ou adolescentes com medida de proteção, que necessitem de separação da família de origem, até que seja possível sua reintegração familiar ou encaminhamento para adoção ou para uma república. Embora se constitua um projeto novo no Brasil, esta experiência já se encontra consolidada em outros países e se encontra contemplada expressamente na Política Nacional de Assistência Social nos serviços de proteção social especial de alta complexidade.

O Lar Sírio neste programa atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de risco pessoal e social que são encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude, por  terem sofrido a violação de seus direitos. Chegam à instituição trazendo uma história de vida repleta de violência e desrespeito. Neste programa as crianças e adolescentes e suas famílias recebem atendimento especializado nas áreas da saúde física e mental, incluindo acompanhamento psicossocial.

PASE – Programa de Apoio Socioeducativo

O PASE atende crianças e adolescentes e suas famílias por meio de atividades específicas para cada faixa etária que abrange dos 6 meses a 17 anos.  O atendimento é feito no contraturno escolar e proporciona um cuidado integral em relação ao desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. O programa inicia seu atendimento diário às 6:30 e encerra às 19:30h. Oferece, além da alimentação, atividades de formação nas áreas de arte, cultura, esportes, lazer , formação social, reforço escolar e acompanhamento psicossocial.

CCA – Centro Para a Criança e o Adolescente

Neste programa são atendidos crianças e adolescentes e suas famílias de 6 a15 anos por meio de convênio com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no contraturno do período escolar. São oferecidas atividades nas áreas de formação social, artes, esportes, cultura e lazer.

PAP – Programa de Apoio à Profissionalização

Desenvolvido por meio de parcerias com instituições legalmente reconhecidas e especialistas em profissionalização de jovens. Esse programa tem a missão de capacitar e inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Nossos parceiros são a Associação de Ensino Social Profissionalizante – ESPRO, SENAI e SENAC.

Outros Projetos

Os projetos são eixos de atividades oferecidos para os  programas do Lar Sírio que  garantem o olhar integral para seus atendidos; individual, familiar, formação, desenvolvimento emocional, convívio social  e exercício da cidadania.

Família em ação

Objetiva  dar apoio à família por meio de atendimentos psicossociais, orientações e atividades visando à  promoção social desta família para que possa cumprir seu papel parental e social.

Construção do Futuro

Objetiva o desenvolvimento de habilidades e  competências para o estudo e inserção no mercado de trabalho. Apoio para dificuldade de aprendizagem; estimulação da Leitura e escrita e uso da biblioteca; Grupos de dança; Grupo de Percussão; Grupo de Coral; Cursos Profissionalizantes, Oficinas Profissionalizantes e Formação Social.

Promoção da Saúde Física e Emocional

Objetiva o acompanhamento individual do desenvolvimento físico e emocional dos atendidos e oferece atividades de promoção da saúde, trabalho com a autoestima, grupos de discussão sobre uso de drogas, DST, gravidez na adolescência, abuso sexual, encaminhamentos para psicoterapia e  orientação familiar.

COLABORE COM A FORMAÇÃO DE JOVENS

Ajude o Lar Sírio a ajudar mais crianças e famílias!

Pin It on Pinterest