(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Programas do Lar

Programas Permanentes

O Lar Sírio trabalha com programas de PROTEÇÃO ESPECIAL e de PROTEÇÃO BÁSICA às crianças, adolescentes e jovens. Em todos os seus programas são incluídas as famílias, na busca do fortalecimento dos vínculos familares, inserção e promoção social.

Seu trabalho é acolher, proteger, educar e preparar crianças e jovens na cidadania e iniciar sua vida profissional. Orientar e encaminhar suas famílias para que possam cumprir seu papel parental e social.

 

Proteção Especial à criança e ao adolescente: Programa Berço da Vida

O Programa Berço da Vida é um projeto de Acolhimento Familiar que oferece proteção e moradia em residência de famílias, selecionadas e capacitadas para receber crianças e/ou adolescentes com medida de proteção, que necessitem de separação da família de origem, até que seja possível sua reintegração familiar ou encaminhamento para adoção ou para uma república. Embora se constitua um projeto novo no Brasil, esta experiência já se encontra consolidada em outros países e se encontra contemplada expressamente na Política Nacional de Assistência Social nos serviços de proteção social especial de alta complexidade.

O Lar Sírio neste programa atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de risco pessoal e social que são encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude, por  terem sofrido a violação de seus direitos. Chegam à instituição trazendo uma história de vida repleta de violência e desrespeito. Neste programa as crianças e adolescentes e suas famílias recebem atendimento especializado nas áreas da saúde física e mental, incluindo acompanhamento psicossocial.

Coordenadoras Assistentes Sociais: Cláudia, Nalva e Josi

PASE – Programa de Apoio Socioeducativo (4 Programas)

O Programa PASE atende crianças e suas famílias por meio de atividades específicas para cada faixa etária de 04 e 05 anos. O atendimento é feito no contraturno escolar e proporciona um cuidado integral em relação ao desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Inicia seu atendimento diário das 7h as 12h e das 12h as 17h.

Oferece, além da alimentação, atividades de formação nas áreas de arte, cultura, esportes, meio ambiente, lazer, formação social e acompanhamento psicossocial.

Coordenadora Sócio Educacional: Marina Hannun                          Coordenadoras Pedagógicas: Elizete Cassola e Eliana Pereira Gomes         Coordenador Psicossocial: Marcelo Miguel Rodrigues

CCA – Centro para a Criança e o Adolescente

Neste programa são atendidos crianças e adolescentes e suas famílias de 6 a 14 anos em contraturno do período escolar. O programa inicia seu atendimento diário das 7h as 12h e das 12h as 17h.

São oferecidas atividades nas áreas de formação social, artes, esportes, cultura, meio ambiente e lazer. Parte do atendimento é realizado por meio de convênio com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Gerente: Ivone Cristina Hilário                                                                             Coordenadora Sócio Educacional: Marina Hannun                        Coordenadoras Pedagógicas: Elizete Cassola e Eliana Pereira Gomes                  Coordenador Psicossocial: Marcelo Miguel Rodrigues

PAP – Programa de Apoio à Profissionalização

Desenvolvido por meio de parcerias com instituições legalmente reconhecidas e especialistas em profissionalização de jovens. Esse programa tem a missão de capacitar para inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Nossos parceiros são a Associação de Ensino Social Profissionalizante – ESPRO, SEBRAE, SENAI e SENAC.

Pin It on Pinterest