(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Rodrigues, M. M. R, 2020 

O Lar Sírio Pró-Infância tem por missão a promoção da cidadania e o enfrentamento das desigualdades, através de trabalhos assistenciais que visem amparar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e risco social. Dentre estes trabalhos assistenciais está o acompanhamento e apoio psicológico, que tem como objetivos centrais, o desenvolvimento de práticas na promoção e prevenção da saúde mental e emocional, como também, acolhimento e intervenções psicológicas que visam melhorar a qualidade de vida das crianças, adolescentes e seus familiares.  

Nos tempos atuais de Pandemia e o agravamento contínuo da crise estrutural que estamos vivendo, o setor de Psicologia do Lar Sírio ampliou as atividades de acompanhamento e apoio psicológico, que antes eram feitas de forma presencial, mas que agora – em decorrência do isolamento social – migrou para modalidade on-line. Os profissionais que atuam no setor perceberam a necessidade de manter este trabalho tão importante, que é o apoio psicológico; questão essa orientada pela OMS em tempos de pandemia. 

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil, é o sétimo país mais desigual do mundo, ficando atrás apenas dos países africanos. Esses dados refletem diretamente na saúde mental da população em geral, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros, ou 5,8% da população do Brasil, sofrem com doenças relacionadas à depressão (a média global é de 4,4%). Outros estudos, da OMS, também apontam que o Brasil, hoje, tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, praticamente 9,3% da população.  

Outros estudos, como da Internacional Stress Manegement Association, apontam que cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem atualmente com efeitos do estresse associado ao trabalho, esse estresse se intensifica durante a pandemia, nos colocando em estado de alerta e muitas vezes, confusos, preocupados e, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), é esperado que essas sensações aconteçam devido a atual situação de reajustes de diversas esferas de nossas vidas. 

O setor de Psicologia do Lar Sírio, sempre em compromisso com a missão da instituição, fundamenta e desenvolve os trabalhos e atividades psicológicas baseado em evidências científicas, levando em consideração as pesquisas recentes, e no atual momento social estima-se que um terço da metade da população exposta a uma epidemia possa vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados.  

Visando então a promoção e prevenção ou até mesmo o acolhimento e intervenção, o setor se organizou a fazer o Plantão Psicológico on-line. O Plantão Psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites e quando necessário, de acordo com a avaliação do Psicólogo que está atendendo, é feito encaminhamentos necessários ou remarcado novamente uma nova consulta. 

O Plantão Psicológico do Lar Sírio atende não somente as crianças e os adolescentes assistidos dos programas, mas também os familiares – no qual passam também pelo acolhimento psicológico ou é feita a de Pais e responsáveis – e as atividades também ampliam para os colaboradores/funcionários da instituição. Atualmente, estamos realizando os atendimentos via Whatsapp ou Skype, seguindo as orientações e normas do Conselho Federal de Psicologia quanto ao sigilo e ética profissional e os dados levantados, até a primeira semana de maio de 2020, é que 26,6% dos atendidos são crianças ou adolescentes, 66,6% são os familiares e 6% são funcionários. 

Para passar por atendimento, no caso de crianças, adolescentes e familiares, basta apenas informar pelo classapp o interesse, enviando o nome completo e o número de telefone/whatsapp. No caso dos funcionários, os interessados encaminham mensagem para o coordenador manifestando interesse pelo serviço ou enviam mensagem direta para algum profissional do setor de psicologia. 

Acreditamos que juntos somos mais fortes e que o apoio psicológico nesta época tão delicada é de extrema importância. 

Quer conhecer o trabalho do Lar Sírio e se tornar um doador? Acesse nosso site e mídias sociais. 

Juntos vamos continuar enfrentando as desigualdades sociais! Seja um doador do Lar Sírio Pró-infância. 

Fontes: 

Sobre o autor: 

Marcelo Miguel Ribeiro Rodrigues. 

Neuropsicólogo, Professor Universitário e Coordenador do setor de Psicologia do Lar Sírio.  

Neuropsicólogo pelo Instituto de Medicina e Reabilitação do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP com atualização em Reabilitação Neuropsicológica Hospital Israelita Albert Einstein. Psicólogo e Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestrado em Psicologia e Especialização em Psicopatologia e Saúde pela Universidade de São Paulo – FSP/USP. Aprimoramento em Orientação à Queixa Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP e Aprimoramento em Psicoterapia Breve pela Escola de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade Metodista. Título de Especialista em Neuropsicologia (2018) e em Psicologia Clínica (2017) pelo Conselho Federal e Regional de Psicologia.