(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Há três anos o Lar Sírio Pró-Infância ajuda na ressocialização da comunidade síria que vive no Brasil. Cerca de 3000 crianças e adolescentes da periferia de São Paulo atualmente são atendidas pela instituição

 

São Paulo, julho de 2017 – O Lar Sírio Pró-Infância é uma instituição privada, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, criada e mantida desde 1923 pela colônia síria de São Paulo.

Idealizado por um grupo de jovens originários da cidade de Homs, na Síria, a instituição surgiu como abrigo aos órfãos da comunidade síria libanesa. À medida que crescia o número de crianças atendidas, a instituição não fechou os olhos para a comunidade local e começou a atender crianças brasileiras de diferentes naturalidades. Por muitos anos o Lar Sírio atendeu apenas crianças brasileiras por não haver mais a demanda de acolhimento para crianças sírias. Mas, em 2014 com o advento da guerra, o Lar voltou às origens amparando crianças sírias e suas famílias, oferecendo proteção dentro do âmbito social, apoio à educação formal, ensino profissionalizante, atendimento psicológico, assistência, saúde e orientação familiar.

A instituição, que continua sendo administrada por membros da colônia síria, atende em média mais de 3.000 crianças, adolescentes e parentes por ano. Trabalha com programa de proteção especial e básica na busca do fortalecimento dos vínculos familiares, inserção e promoção social.

“Ajudar a combater a dura realidade social de crianças e jovens da periferia de São Paulo é o principal objetivo do Lar Sírio”, afirma William Adib Dib Junior, presidente da entidade. E isso é possível por meio dos programas Berço da Vida, Apoio Socioeducativo, Centro para a Criança e o Adolescente e Apoio à Profissionalização.

Ao longo desses mais de 90 anos, o Lar, como carinhosamente é chamado, continuou fazendo parte da vida de seus fundadores e de seus descendentes. “É importante ressaltar que, ainda hoje, são os descendentes daquela primeira comunidade de Homs que conduzem o Lar. Conscientizando os filhos para que deem continuidade a esta missão”, destaca o presidente William Adib Dib Junior.

Pin It on Pinterest