(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma iniciativa que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. 

​Criado em 2012, nos Estados Unidos, com o nome de #GivingTuesday (terça-feira da doação), rapidamente se espalhou por todo o mundo e hoje já está presente, oficialmente, em mais de 70 países, de todos os continentes. 

É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day), e na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. Neste ano, o Dia de Doar será celebrado em 01 de dezembro. 

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, por iniciativa isolada do Instituto Doar. Em 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global de países parte da campanha, representado pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que lidera o Dia de Doar desde então e faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. 

O Dia de Doar não é centralizado: a marca, os vídeos, o jingle, os cartazes e os mais diversos tutoriais são todos disponibilizados para quem quer participar da campanha se apropriar dos materiais e criar sua própria iniciativa. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc. 

Por ser aberto, o Dia de Doar possibilita a participação de todo mundo. As organizações da sociedade civil (ONGs), por exemplo, se envolvem realizando campanhas de captação, para falar para seus parceiros e potenciais doadores que está recebendo recursos nesse dia. 

Já as famílias, as escolas, as empresas, todas elas – e várias outras instituições – podem ser doadoras nesse dia, engajando sua rede, seus colaboradores, seus parceiros. Uma ideia sempre muito comum é escolher uma causa e uma organização que representa essa causa, e mobilizar o apoio da comunidade para doar para essa instituição. 

A referência principal do Dia de Doar é o seu site – www.diadedoar.org.br. Nele é possível acessar todos os materiais de mobilização, inclusive a pasta aberta com dezenas de arquivos, vídeos, artes, logos, etc., que podem ser livremente utilizados para as ações do Dia de Doar. 

Esse é o espírito: todo dia é dia de doar, mas uma vez por ano a gente faz uma grande celebração, movimentando o país inteiro por mais generosidade e doações, e por um país melhor para todo mundo. 

Márcia Woods
Presidente da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos