(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Sempre inicio minha fala nos encontros de voluntários afirmando “Vocês me comovem!”. E me mantenho nesse posicionamento pela verdade que aí se encerra – ou será maior que isso? – penso que o voluntário comove a Deus. 

Fazer esse espaço de tempo entre o nosso nascimento e morte, chamado vida, um ato de serviço ao outro é algo realmente belo e comovente. É estar presente em uma jornada que se faz valer, que ultrapassa um simples passeio por esse Planeta. Torna-nos mais profundos.  

E assim é o aprendizado no dia a dia com os trabalhadores sociais sem vínculo empregatício e remuneração. Visam um bem comum e maior. Amam porque amam, estão pela virtude, pelos valores e pela sabedoria.  

Virtude como uma disposição em praticar o bem. Valores como princípios morais e éticos dos quais não se afastam. Sabedoria, como conhecimento que se constrói cotidianamente na relação consigo mesmo e com o mundo que os cerca.  

O voluntariado é uma ação difundida com grande atuação em muitos países. No Brasil, esse número de pessoas vem crescendo gradualmente e em 2017 aumentou quase 13% em relação ao ano anterior. Segundo o IBGE, já são mais de 7,4 milhões de brasileiros – o equivalente a 4,4% da população economicamente ativa e a participação entre as mulheres é maior do que entre homens. 

Em 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do voluntariado. Aquele que doa Tempo, trabalho e talento a uma causa planetária.  

O Programa de voluntariado do Lar Sírio foi criado em 1999, profissionalizado em 2005, atualizado em 2019 e apresenta-se para seus participantes como uma oportunidade de: 

  • Dar algo de volta à comunidade 
  • Fazer a diferença para as pessoas ao seu redor 
  • Crescer pessoalmente, aumentando sua autoestima 
  • Desenvolvimento de novas habilidades 
  • Construção de novos conhecimentos 
  • Ampliação do relacionamento com outras pessoas 

Todos os anos recebemos pessoas do entorno e da coletividade síria buscando projetos sociais que estejam alinhados com suas causas pessoais para engajar seu conhecimento e habilidades a fim de “co-laborar” (laborar junto) pela missão da instituição: enfrentar desigualdades.  

Nos últimos dois anos mais de 200 agentes buscaram nossas atividades para operar suas obras nos mais diversos setores: limpeza, alimentação, eventos, administração, psicológico, educacional ou social entre outros. Essas pessoas, normalmente se apresentam com características de muita energia, paixão, comprometimento, espírito de equipe, integridade, criatividade.  

Para se inscrever no programa de Voluntariado do Lar Sírio, é preciso: 

  • preencher o formulário de inscrição e aguardar ser chamado para uma das duas datas de formação e início das atividades, que ocorrem uma em março e outra em agosto de cada ano.  
  • enquadrar-se em uma atividade de maior interesse e aptidão. 
  • aguardar a verificação da disponibilidade da vaga junto ao coordenador do departamento.  
  • participar da avaliação psicológica de admissão e do momento de integração ao espaço de trabalho, acompanhado pelo coordenador e demais trabalhadores envolvidos na atividade em questão.  

Hoje buscamos aliar, nas mais diferentes formas individuais de atuação, uma participação que envolva, além do coração, que é típico do voluntário, uma força de trabalho profissionalizada que atenda às necessidades de um terceiro setor que segue nesse mesmo caminho.  

Desta forma, crescemos juntos como um corpo de trabalho parametrizado e humano, para a transformação de realidades de muitas vidas, alcançando o impacto social de que tanto precisa a humanidade e fazendo parte da proposta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio agendada planetariamente para 2030.  

Para nós, do Lar Sírio, o voluntariado é uma força sensível para que mais pessoas se espelhem na essência do que é bom, belo, justo e verdadeiro.  

Elaine Bueno Silva – Superintendente do Lar Sírio