(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Hoje, socialmente se debate, seja no meio público ou privado, “os pós e os contras” sobre Planos de Retomada às atividades presenciais de crianças e adolescentes para atividades educacionais e assistenciais em meio à pandemia.  

Nós do Lar Sírio temos um compromisso muito firme com a nossa missão de enfrentamento das desigualdades que foram tristemente escancaradas nesse período. Não podemos ficar imunes quanto à dura realidade de pessoas que sobrevivem à realidade imposta. 

Obviamente, que cuidados preventivos precisam ser tomados, mas essas condições de sobrevida de muitas famílias no contexto da COVID-19 nos mobiliza racional e afetivamente em direção ao próximo.  

Aqui na Instituição não paramos o serviço social em nenhum momento, mesmo com carga horária reduzida dos trabalhadores, fizemos atendimento emocional remoto, propusemos atividades socioeducacionais por vídeos, entregamos cestas básicas e marmitas para as famílias, dentre o atendimento de outras necessidades. Esse atendimento manteve a máxima qualidade, desde a captação de recursos materiais, quanto à escuta daqueles que precisaram de qualquer apoio durante o isolamento social.  

Para que o atendimento presencial dos casos de altíssima complexidade ocorra de forma responsável a partir de 07/10/2020, o Lar Sírio vem se planejando desde julho deste ano, junto a especialistas, para um retorno construído coletivamente. Compõe o parecer de retorno, um Comitê de Saúde Integral formado por nossos trabalhadores sociais das áreas de saúde, nutrição, limpeza, assistência social, socioeducacional e psicologia. 

Essa construção também se baseou na saúde emocional dos trabalhadores sociais que foi levantada por meio de pesquisa quanti-qualitativa e que demonstrou que mais de 70% dos nossos educadores classificam, de bom a ótimo, como seguro o retorno ao trabalho.  

Foram debatidos também todos os protocolos de saúde, condições sanitárias, segurança alimentar e tipo de atividades socioeducacionais que serão preconizados na instituição nesse momento.  

Estamos preparados e confiantes! Estaremos gerindo de forma efetiva o acolhimento e acompanhamento das nossas crianças e adolescentes, mesmo que gradativamente, atuando de forma estratégica com atividades socio recreativas que apoiem a convivência e o desenvolvimento formativo de cada ser aqui presente, minimizando as defasagens já instaladas.   

Elaine Bueno Silva 

Superintendente Lar Sírio