(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Há uma inquietação interna que faz “borbulhar” o sangue e ferver nossos pensamentos: como agir proativamente para trazer à humanidade uma forma de viver mais integral e abundante? Não há como continuar seguindo um caminho individual, achando que o que está à sua volta não lhe diz respeito. Não basta estar bom para um, se não está bom para o outro. O preceito máximo continua a ser: “amai-vos uns aos outros”…

Então, quando se conhece uma organização social como o Lar Sírio que parte de uma missão de enfrentamento de desigualdades, tendo como foco o público de crianças, adolescentes e, respectivamente, suas famílias que vivem em alta vulnerabilidade, encontramos um caminho para alcançar propósitos de uma sociedade mais justa.

Para que o alcance seja cada vez mais quanti-qualitativo é preciso, sem dúvida, de um espírito fraternal, mas também da atuação com uma gestão fortemente estratégica, além da proposição de soluções de negócios para tantos problemas sócio ambientais.

Até muito pouco tempo, falar em Assistência Social no 3o setor junto a um modelo de negócio poderia parecer um cenário incompatível. Mas em absoluto, não o é.  O verdadeiro lucro gerado em Organizações da Sociedade Civil é a transformação de vidas. E isso se faz, com metodologia administrativa e de mobilização de recursos, rigoroso sistema de gestão com planejamento e atendimento profissionalizados e foco em formação continuada para os trabalhadores sociais.

É desta forma que o SEBRAE entende o conceito do empreendedorismo social: promover ações capazes de mudar uma realidade, estabelecendo medidas e estratégias que gerem um retorno social e ambiente positivo.

Esse modelo de negócio está crescendo no Brasil e em todo o mundo,maximizando o capital de uma determinada comunidade a partir de uma rede transdisciplinar de inteligência a serviço do bem comum.

O Lar Sírio possui em seu DNA desde as origens de sua fundação a forte convicção de poder transformar a realidade do contexto em que se vive em um mundo mais sustentável, o que resumindo significa criar boas condições de vida para aqueles que permeiem a instituição.

O serviço de uma instituição do 3º setor não pode ser confundido com empreendedorismo social, mas pode fomentar esse espírito de negócio em seus atendidos.

É a partir dos 04 anos de idade que nossas crianças passam a atuar como protagonistas em seus ambientes de aprendizagem, desenvolvendo habilidades e competências em diversas áreas, como esporte, arte e cultura, meio ambiente e civilidade.

É também no despertar da juventude, que já se apresenta o mundo do trabalho e do empreendedorismo como oportunidades de se construir uma vida mais digna por meio de um Programa Profissionalizante.

Entendemos também que crianças e adolescentes precisam de uma casa edificante, com uma estrutura básica com os direitos mínimos garantidos.  Por isso atuamos junto à família para que o ambiente de cada lar se mantenha o mais equilibrado possível, por meio de atendimentos e orientações individuais, além dos encontros de família com temas socioeducacionais pertinentes à autonomização destes responsáveis.

Sempre atentos aos acontecimentos, e não diferente em 2020, estamos todos voltados ao por vir no pós-pandemia, a fim de oferecer oportunidades aos nossos atendidos, para que ultrapassem os desafios deste momento.

E é assim, que o Lar Sírio, junto à uma diretoria e conselho com pessoas com grande empatia dedicados à causa, constrói já há quase um centenário de uma visão administrativa, que abrem mão de lucros pessoais para investir em soluções de problemas comunitários, adequando ações à cada momento e criando serviços para maximizar impactos sociais.   

Elaine Bueno

Superintendente Lar sírio Pró-Infância