(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes:

a arte de viver” (Bertolt Brecht).

Talento: habilidade natural para a realização de algo com destreza ou perfeição; dom (Dicionário Michaelis).

Qual o seu talento? Quando você o descobriu? Como educar as crianças para que possam explorar o máximo de seu potencial?

No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, nós que somos uma Organização de Assistência Social de proteção à infância, trazemos para discussão a garantia de seus direitos. À saúde, à educação, a uma família, à alimentação, ao brincar… para que tenham seu desenvolvimento integral garantido.

Acreditamos que o despertar de talentos compõe esse desenvolvimento integral, explico: uma vida plena envolve encontrar o seu propósito. Ocupar seu lugar no mundo com excelência. Servir a humanidade com sua arte. Mas como começa tudo isso?

Assim como uma semente precisa do meio ambiente (externo) para brotar, florescer, deixar vir à tona toda a sua beleza (interna), o ser humano precisa de estímulos, ambiente saudável e oportunidades para que o talento (semente) se revele.

Assim, o trabalho socioeducacional por meio da Arte traz resultados muito positivos, com grande potencial para a transformação de vidas. Apostamos na Arte como ferramenta de inclusão social. A oferta de oficinas com diferentes linguagens expressivas faz com que a crianças/adolescentes tenham opções e possam experimentar e identificar então seus talentos.

Segundo a especialista Ana Mae Barbosa, “é absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade”.

Uma das atividades mais apreciadas pelas crianças é o Show de Talentos. No palco, onde são os protagonistas, podem mostrar seus pontos fortes e encantar o público.

Dessa forma, o Lar Sírio oferece uma gama grande de possibilidades: dança, percussão, flauta, música corporal, orquestra, teclado, coral e violão, além da criação e artes visuais diversas.

Todas elas promovem, além da aprendizagem da técnica e ampliação do repertório cultural, a autoestima, segurança, tolerância à frustração, disciplina, comprometimento, o enfrentar e vencer desafios, a exploração máxima de suas capacidades.

Num mundo em que as habilidades socioemocionais são cada vez mais necessárias, nossos atendidos saem na frente: prontos para que o mundo conheça seus talentos!

Marina Hannun

Coordenadora Socioeducacional