(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Assim como todas as atividades e projetos realizados pelo Lar Sírio Pró-infância,  o objetivo dos cursos profissionalizantes também caminha na direção do propósito da organização, atuando para enfrentar as desigualdades sociais, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e emocionais em adolescentes e jovens, visando, nesse casso, ampliar o seu conhecimento e sua formação profissional para atuar dignamente no mundo do trabalho. 

A inclusão profissional de adolescentes e jovens está embasada na Lei de Diretrizes e integrada às diferentes formas de educação para o trabalho, ciência e tecnologia, conduzindo ao permanente desenvolvimento de aptidões para vida produtiva. 

Um dos grandes desafios é tornar os atendidos mais autônomos e contribuir para que esses jovens estejam efetivamente inseridos no mundo do trabalho, tornando-os pessoas capazes de atuar para a resolução de problemas sociais e econômicos. 

O Programa de Apoio Profissional (PAP) desenvolve atitudes empreendedoras e habilidades para a profissionalização, despertando o interesse e a permanente busca de conhecimento, propiciando a transformação de suas expectativas de vida. 

O Programa trabalha de forma articulada com o Poder Público, oferece serviços de proteção social básica e proteção especial para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em conformidade com os princípios, diretrizes e objetivos do Estatuto da Criança e Adolescente. 

Considerando o cenário de pós-pandemia que se apresenta pela frente, é importante pensarmos em um novo modelo de profissionalização, para que esses jovens possam também desenvolver novas habilidades tecnológicas, inteligência emocional, criatividade e capacidade inovativa. 

O mercado de trabalho estará mais competitivo. E, com isso, após o retorno das atividades presenciais, será necessário, além da retomada do conteúdo programado, promover sua adaptação à nova realidade, buscando mais alternativas para oferecer aos jovens e familiares oportunidades para que possam gerar renda imediata e a longo prazo, a fim de  superarem os desafios econômicos agravados pela pandemia, colaborando para a conquista da autonomia financeira.