(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

CRISTIANE TRAVASSOS, JEFFERSON QUEIROZ E CARLOS RAÇA 

O esporte é um fenômeno sociocultural que atrai milhares de pessoas de todo o mundo nos mais diferentes momentos cotidianos em que toda a comunidade acompanha suas manifestações. 

Por acreditar que o Esporte contribui para o exercício da cidadania, o Lar Sírio sempre valorizou a atividade física, oferecendo oportunidades aos atendidos com amplo incentivo à participação efetiva.  

Por meio da prática esportiva as crianças e os adolescentes desenvolvem sua autoestima, posicionamento, superação de desafios, vontade de realizar e de vencer. Para tanto, apresentamos diversas modalidades para que os nossos atendidos possam experimentá-las e identificar-se com suas práticas, além de escolher algumas atividades como foco de desenvolvimento social, físico e emocional. O esporte, além dos benefícios para a saúde, promove a socialização dos praticantes e desenvolvimento do espírito de equipe, habilidades motoras gerais como locomoção, coordenação, domínio da bola, manipulação e equilíbrio, por meio de movimentos específicos, identificando e valorizando as características básicas do esporte.  

Além da integração, o objetivo das aulas é aperfeiçoar as capacidades físicas respectivas a cada esporte para que os alunos tenham um melhor desempenho técnico e tático nas diversas modalidades oferecidas pelo Centro Esportivo do Lar Sírio. 

Nossas Olimpíadas se tornaram tradicionais ao longo da história de 97 anos de existência da instituição, com a presença da comunidade, de escolas e organizações do entorno.  

No dia a dia trabalhamos também modalidades que não são tão populares na cultura do esporte educacional nacional, como badminton, tênis, tênis de mesa, slackline, tchoukball, korfebol, flagfootball, atletismo e ultimate frisbee. Para tanto, usamos não só a quadra poliesportiva, mas todos espaços abertos da instituição.  Ainda, a instituição oferece ginástica rítmica, xadrez e capoeira. Uma verdadeira gama de possibilidades!  

A Ginástica Rítmica é apresentada como opção de prática esportiva para todas as crianças como forma de lazer, cultura e arte. Tendo em vista que a proposta é de iniciação à prática, a aula possui caráter recreativo e as atividades desenvolvidas consideram a individualidade de cada criança, respeitando seus limites e potencialidades. 

Seu objetivo é desenvolver exercícios com os aparelhos de ginástica rítmica com o intuito de trabalhar a coordenação motora, equilíbrio e a lateralidade, mostrando os benefícios dessa modalidade. 

Já o xadrez, desenvolve inúmeras habilidades tendo como destaque a memorização, concentração, planejamento e tomadas de decisões em situações que exigem o raciocínio rápido e estratégico. Nossos pequenos enxadristas participam de diversos campeonatos e festivais ao longo do ano. Até com o Arnold Schwarzenegger já compartilharam uma simultânea! 

Por fim, a iniciação esportiva desenvolvida na Capoeira é abordada nos aspectos artístico cultural e educacional estimulando as inteligências múltiplas e as valências da resistência, equilíbrio dinâmico e flexibilidade. A Capoeira é uma atividade que engloba a arte, dança, luta, jogo, música, história e esporte. 

Os trabalhadores sociais do Lar, apesar de não participarem de atividades esportivas periódicas, podem utilizar a quadra. Antes da pandemia, jogavam o tradicional “futebol de sexta”. Dele participavam de forma interativa os ex-atendidos e colaboradores da Instituição.  

Com tudo isso, é impossível não querer se movimentar!  

Jefferson Queiroz Pereira dos Santos  

Formado em Educação Física Licenciatura e bacharelado pela Universidade Cidade de São Paulo (2015). Pós-graduado em biomecânica e treinamento esportivo (2018).  

Trabalha no Lar Sírio desde 2013, inicialmente como estagiário em seguida educador social e por fim educador esportivo. No Lar trabalha especificamente com a área esportiva e as modalidades pouco praticadas no âmbito nacional. 

Cristiane Travassos 

Possui formação em Ballet Moderno e Jazz, e graduação em Educação Física. Trabalha no Lar Sírio como Educadora de Dança, Educação Física e Ginástica Rítmica. 

Carlos Bezerra da Silva 

Formado em Educação Física, licenciatura e bacharelado. 

Mestrando em Capoeira, iniciou na prática aos 15 anos, desde então descobriu sua vocação na área.