(11) 2092-4811 contato@larsirio.org.br

Manter projetos sociais acontecendo em caráter permanente é sempre um grande desafio para o terceiro setor. Isso porque, historicamente, é um setor que depende em primeira instância de doações e patrocínios que, geralmente, acontecem de forma pouco recorrente. Mesmo para as instituições que já possuem certa estabilidade, a diversificação de fontes de recursos continua sendo uma preocupação, mas, as organizações sociais estão provando que, além da preocupação social, do cuidado e do acolhimento que costumam ser marca registrada do trabalho realizado, a exemplo do que acontece no Lar Sírio Pró-Infância, também sabem inovar em sua forma de gestão e em soluções para geração de renda.

É nessa toada de inovação e geração de renda que o antigo bazar do Lar Sírio, muito popular entre os atendidos, suas famílias, funcionários e comunidade em geral, está sendo substituído por um novo conceito: a LOJA SOCIAL DO LAR SÍRIO! A ideia é que esse ambiente deixe de representar no imaginário das pessoas um espaço de mercadorias velhas, fora de uso e, muitas vezes, quebradas, para se tornar um espaço de ECONOMIA CIRCULAR. Esse é um novo conceito que vem ampliando o significado do desenvolvimento local e agrega à antiga iniciativa do bazar ideias também muito disseminadas pelo terceiro setor, mas que, pela primeira vez, estão sendo trabalhadas em conjunto.

A economia circular propõe uma mudança nos hábitos de consumo, buscando equilibrar os processos produtivos e a vida útil dos produtos, visando a sustentabilidade do planeta e a garantia do poder de compra a todas as parcelas da população. Estamos aqui falando também de superação das desigualdades sociais e exercendo a missão do Lar Sírio, uma vez que damos acesso a bens de consumo de qualidade (usados, novos, semi-novos e com pequenos defeitos) por preços acessíveis.

E, em contrapartida, pensando novamente do ponto de vista da instituição, temos um negócio social despontando, ainda que timidamente, uma vez que toda a renda é revertida para os projetos sociais oferecidos gratuitamente pela organização não longo de todo o ano. É uma forma de colaborar para a “colcha de retalhos” chamada sustentabilidade financeira sem depender exclusivamente de uma única fonte. Esse é apenas o início de uma longa jornada, mas acreditamos no sucesso da iniciativa!

Então, não perca o lançamento da nova LOJA SOCIAL DO LAR SÍRIO (Rua Serra de Bragança, 1.086, Tatuapé, São Paulo, SP) que acontecerá na Blackweekend (dias 28/11 e 29/11), trazendo preços ainda mais atrativos. Venha fazer parte dessa história de inovação!